Webber Ensina! 5 Dicas Para Decorar no Estilo Navy!

De origem californiana, a decoração Navy é destaque em ambientes litorâneos. Os ornamentos marítimos têm o poder de trazer a essência da região praiana para dentro das residências, com muita elegância e sofisticação. Outra grande característica desse estilo é a calmaria, que deve estar em evidência quando o desejado é ter descanso e tranquilidade.

Também chamado de náutico, o decor deste segmento é muito utilizado em casas voltadas para as férias em família. Afinal de contas, nada melhor do que estar em um espaço que entrega despreocupação e leveza.

Ficou interessado para embarcar nesse universo repleto de paz e mansidão que a decoração marítima é capaz de transmitir? Então, continue com a gente que o post Webber Ensina de hoje vai te passar 5 dicas fáceis para incorporar esse design na sua decoração!

Afinal, o que utilizar para evidenciar o estilo marítimo de decoração?

A decoração Navy é repleta de particularidades, especialmente quanto aos detalhes que colocam a vida marinha em foco. Acredite, essa é uma das características mais importantes, que tem a potencialidade de nos aproximar da sensação de mansidão típicas de áreas litorâneas.

Mas, para que isso seja realizado de maneira efetiva e harmônica, é necessário ficarmos atentos às minuciosidades desses ambientes. Cada peça de casa e decoração inserida no local faz toda a diferença, portanto elas necessitam conversar entre si. Uma boa dica, é usar e abusar de tons em azul, além de:

1 – Conchas Decoradas

Um dos artefatos mais queridinhos quando produzimos algo no estilo Navy são as conchas. Elas adicionam uma atmosfera toda especial, que nos remete diretamente à areia e ao mar. Aliás, é uma aposta e tanto se o desejado é utilizar a criatividade para montar objetos que tem tudo a ver com a decoração marítima.

Cozinha com decoração Navy e conchas na parede
Fonte: mmartan

Alguns exemplos disso são os potes de vidro com conchinhas para decorar as mesas, molduras de espelho feitas com conchas e luminárias com conchinhas coladas ao seu redor. Que tal? Essas são opções fáceis de serem feitas à mão, entretanto se sua preferência é adquirir materiais prontos, alternativas não faltam. Existem vasos, quadros e muitos outros itens decorativos que podem dar personalidade ao ambiente.

2 – Quadros de Decoração Marítima

Falando em quadros… Essa é nossa dica de ouro, viu? Os quadros transformam qualquer ambiente sem graça em espaços realmente aconchegantes. Eles são capazes de agregar beleza a uma parede branca, por exemplo, além de serem eficientes quando há a necessidade de cobrir qualquer falha que a estrutura possa ter.

Sala com decoração marítima e quadro Navy na parede
Fonte: Minha Casa Minha Cara

O ideal neste caso, é optar por objetos que traduzam características náuticas, como estrela do mar, barco, pôr do sol e cavalo marinho. Lembre-se: essas são apenas algumas entre as infinitas possibilidades. Seu cantinho, acima de tudo, deve ter a sua personalidade impressa em cada detalhe.

3 – Móbiles no Estilo Praiano

Mais uma das opções que podem ser feitas de maneira artesanal, os móbiles no estilo praiano são referências da decoração Navy. Além de um barulhinho super gostoso, eles adicionam um visual todo charmoso em áreas de lazer. Por isso, você dê preferência para colocá-los em ambientes externos.

Fonte: Pinterest – Barbara Whitney

Cacos de garrafa, conchas e madeiras rústicas são materiais possíveis para confeccionar um móbile náutico. Mas, novamente, se o desejo é facilitar o processo, você pode comprar o objeto decorativo pronto. É uma forma de agregar praticidade no momento de colocar o estilo marítimo em prática.

4 – Revestimentos no Estilo Navy

É claro que os revestimentos não poderiam ficar de fora da nossa lista, né? Afinal de contas, somos especialistas no assunto! Assim como em decorações clássicas ou industriais, investir em acabamento de qualidade é a garantia de um espaço que tenha a sua cara. É exatamente isso que queremos!

Banheiro com parede revestida por porcelanato marítimo

No caso da decoração no estilo Navy, vale a pena apostar em revestimentos com tonalidades azul, cinza – pintura de efeito em cimento queimado é uma dica fantástica! – e branco. Se quiser mesclar essas cores, fique à vontade. Buscar por inspirações é um caminho super interessante para decidir, de fato, quais são os artefatos que serão utilizados.

Banheiro com revestimento de ondas do mar

5 – Aposte em Detalhes Feitos Artesanalmente

Como dito anteriormente, os detalhes artesanais agregam um toque especialíssimo à decoração náutica. Muitos dos objetos confeccionados utilizam materiais rústicos que combinam com o visual praiano que desejamos evidenciar. Madeiras, pedras, cordas e galhos são exemplos disso.

Fonte: Casa da Iza Blog

Ah, e não esqueça de abusar das folhagens dentro de casa, viu? A tonalidade fica realmente encantadora quando misturada com tons azuis. Para isso, vasos trabalhados com corda de sisal é uma aposta e tanto para espaços que tem como foco destacar a tranquilidade litorânea.

Sala com estilo marítimo branco e azul marinho

Se o seu desejo é transformar o seu ambiente em um local repleto de características marítimas, temos certeza que nossas dicas serão úteis. E nada de ficar limitado somente a isso, viu? Coloque a criatividade para funcionar e dê um passo a frente para realizar um ambiente com facetas calmas, próprias para o descanso.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, principalmente, tirado inspirações de cada um dos nossos tópicos. Se desejar ficar ainda mais por dentro do assunto e ousar em uma produção que conta com a essência da tranquilidade, vale a pena conferir o estilo de decoração Balinês, acreditamos que você vai ficar apaixonado!

Avalie esse post

Rita Baratieri é especialista em reformas, tendências decorativas e tudo o que envolve Casa e Decoração. Conheça a autora do blog Webber Acabamentos.

Deixe um comentário