Tipos de vasos sanitários: veja as opções e saiba como escolher o seu!

Quando pensamos em construir ou reformar um banheiro, seja rústico, romântico, boho ou de qualquer outra temática, além de revestimentos com os detalhes que mais nos chamam a atenção, o vaso sanitário – ou bacia sanitária como também é conhecido – é uma das louças que mais merecem cautela na hora de ser escolhida.

 

Atualmente, existem três tipos de vasos sanitários disponíveis no mercado e todos possuem características muito particulares, que são necessárias na hora de escolher o modelo adequado para cada tipo de obra.

Por isso, ao considerar escolher o vaso para o seu banheiro, pense bem sobre as especificidades do espaço! Para te ajudar nessa tarefa, a Webber elaborou um conteúdo completo explicando as especificidades de cada modelo, além de te passar um passo a passo para saber selecionar o melhor!

Continue rolando a página e confira na sequência!

Quais são os tipos de vasos sanitários?

Para além de fatores estéticos muito importantes, a escolha de um vaso sanitário adequado também está relacionada à economia de água, considerando que o uso cotidiano do vaso representa um gasto de até 30% no total da sua água.

Além disso, escolher um modelo que possua certificação é essencial para garantir a segurança de quem for usá-lo, evitando quedas e machucados por rachaduras na louça. Hoje é possível escolher entre três modelos: com válvula de descarga, com caixa acoplada, e com sistema a vácuo. Para conhecer cada um continue a leitura!

Convencional

Um dos modelos mais comuns que podemos encontrar no mercado, o vaso sanitário com válvula de descarga, ou bacia sanitária com válvula – como também pode ser encontrada por aí – é um dos mais gastam água. Ele possui válvula separada da bacia sanitária, uma vez que o sistema de descarga é feito na parede.Bacia Vaso Sanitário convencional

Por ser uma das opções mais em conta e facilmente encontrada, ele acaba também sendo o mais instalado nas residências. Contudo, a manutenção acaba sendo uma das mais trabalhosas e caras, uma vez que para fazer qualquer tipo de conserto acaba sendo – muitas vezes – necessário a quebra de paredes.

São ideais para banheiros pequenos, pois são modelos mais compactos, o que acaba sendo ótimo em relação ao espaço. Também tem a vantagem de a vazão da água ser mais intensa, o que facilita na eliminação de dejetos. Infelizmente, cada descarga pode gerar até 14 litros de água gastos.

Além disso, atualmente alguns fabricantes estão disponibilizando as bacias com válvula de descarga já preparadas para utilização de válvula com tecnologia duo, com opção de 3 litros para troca de líquidos e 6 litros para limpeza profunda.

Caixa acoplada

Mais moderno que o modelo anterior, o vaso sanitário com caixa acoplada é também uma opção mais sustentável que o com válvula de descarga. Como ele possui um sistema de reservatório atrás da bacia, somente aquela quantidade determinada é usada para eliminação de dejetos.

Banheiro Bacia com Caixa

Além disso, alguns modelos possuem acionamento duplo de descarga. Uma das opções faz uso de menos água, até três litros – comum para eliminação de dejetos que não têm muita sujeira – outro com maior vazão de água – até seis litros – ideal para quando precisamos de uma limpeza mais forte.

Essa tecnologia permite uma grande sustentabilidade no consumo de água, uma vez que 60% do que seria consumido é economizado. Outra grande vantagem é que a manutenção ocorre de maneira mais fácil, já que a caixa permanece fora da parede.

Sistema a vácuo

Certamente uma das opções mais sustentáveis da lista, o vaso sanitário com sistema a vácuo faz uso de somente 1,2 litros de água, que segundo especialistas é a quantidade suficiente para fazer a limpeza interna.

O funcionamento ocorre da seguinte forma, como esse modelo possui um sistema de pressão, os dejetos depositados ao fundo da bacia sanitária são aspirados, levando-os até o esgoto e dispensando grande parte da água que seria usada nas opções anteriores.

A instalação requer mão de obra especializada, já que todo o sistema precisa ser avaliado e colocado corretamente, para que os canos consigam suportar a pressão na ação de dar descarga, bem como a bacia precisa ser mais resistente, por isso ela é um pouco mais cara do que os modelos anteriores.

Vaso Bacia Sanitária com Sistema a Vácuo

 

E aí, conseguiu pensar qual o modelo ideal para a sua obra? É muita informação, nós sabemos, porém para que você não fique confuso na hora de escolher o melhor modelo para você, nós elaboramos um passo a passo simples que irá te ajudar. Confira!

6 dicas para escolher o vaso sanitário certo!

Antes de sair por aí comprando a opção que mais gostou, é importante considerar – além do tipo de vaso escolhido – algumas características importantes, como o modelo da peça, se ela combina com o ambiente e até mesmo as medidas para saber se cabe no espaço.

Assim, a Webber separou seis dicas sensacionais que vão te ajudar a escolher o melhor modelo para o seu banheiro, gastando somente o necessário, tendo funcionalidade garantida e economia. Confira logo abaixo:

1 . Escolha o tipo de vaso que deseja

Como você já sabe os modelos de vasos sanitários disponíveis no mercado, agora é preciso selecionar a opção que melhor se adequa ao seu ambiente. Lembre-se de considerar a quantidade de água gasta, tamanho da peça – uma vez que há diversos tamanhos – e funcionalidades.

2 . Combine o vaso com o ambiente

Por mais que o vaso sanitário seja uma peça funcional, ele também é um item decorativo. Imagine só comprar um modelo que não tenha nada a ver com a pia ou azulejos? A estética ficaria terrível! Por isso, procure comprar uma opção elegante e que combine com a temática escolhida.

Por falar em decoração, aqui mesmo no blog nós temos um texto que pode te ajudar a fazer uma decoração incrível. Passe por lá depois e conheça as plantas que mais dão certo em banheiro.

3 . Saiba as dimensões do vaso

Uma das maneiras de saber se o vaso cabe no espaço escolhido é medindo. Sabendo métricas como largura e profundidade é possível escolher uma opção bonita, funcional e que não torne um espaço que já é pequeno em um ambiente ainda menor e desconfortável. Pense nisso!

4 . Qualidade acima de tudo

No momento de comprar o vaso sanitário tenha sempre em mente nomes de referência, como Deca, Roca, Incepa dentre outros. Optar por marcas de renome, que já possuem uma trajetória com produtos qualificados, é garantir que você não terá problemas depois, como rachaduras, vazamentos e demais transtornos.

5 . Não deixe de lado questões técnicas

Outro fator muito importante e que precisa ser considerado são as especificações técnicas do produto, como a parte hidráulica, por exemplo! Caso não tenha conhecimento suficiente, procure ajuda de pessoas que entendam do assunto, como o seu próprio mestre de obras.

6 . Confira se o vaso vem com assento

Finalmente, confira se ao comprar o vaso sanitário ele virá com o assento. É bastante comum alguns modelos não incluírem o assento, porém existem diversas opções, com ótimo custo benefício, que você pode comprar separadamente. Conheça algumas opções em assentos sanitários disponíveis:

  • Plástico e/ou EVA: o mais comum e acessível no mercado. são duráveis, resistentes e de fácil higienização, contudo não são tão confortáveis;
  • Polipropileno e polietileno: sendo de fácil limpeza, esse tipo de assento, também conhecido como PP, é bastante resistente, não rachando e quebrando com facilidade;
  • Almofadado: um dos mais confortáveis da lista, esse tipo de assento é ótimo para dias mais frios, porém acabam acumulando sujeira por ser de difícil limpeza;
  • Madeira laqueada: esteticamente bonito, esse tipo de assento é perfeito quando o que queremos que prevaleça seja a beleza. Contudo, por ser feito de madeira, acaba sendo deteriorado pela umidade com o tempo;
  • Resina poliéster: muito durável, bonito e brilhoso, esse modelo é durável e resistente a umidade, além de ser de fácil limpeza.
  • Termofixo: de fácil limpeza e com design arrojado – que acompanha o desenho da bacia sanitária – ele garante beleza ao ambiente, além de ser bastante resistente.

Além disso, outro fator que é importante considerar na escolha do assento sanitário é o tipo de fechamento que ele possui. Tente observar ao escolher o modelo ideal para você se ele possui fechamento convencional ou fechamento suave.

Essas característica são essenciais, pois isso diferem na maneira como a tampa fechara o vaso, fazendo com que o movimento seja mais forte ou – como no caso da opção soft close – mais suave. Pense nisso!

Dá receio escolher um objeto tão importante, não é mesmo? Porém, agora você já tem tudo o que precisa para escolher o vaso sanitário mais adequado para o seu banheiro. Então, que tal colocar seus conhecimentos em prática e começar a pesquisar alguns modelos?

Continue conosco! Aqui no blog da Webber nós sempre estamos trazendo novidades e informações sobre assuntos relacionados à reforma, decoração e tudo que envolva a sua obra! Aproveite e venha conhecer um pouco mais sobre itens importantes para banheiro e faça a leitura do nosso texto sobre tipos de torneiras.

Deixe um comentário