Você sabe quais são os tipos de torneira? Aprenda com a Webber!

Está construindo ou reformando? Então em algum momento você já se deparou com diversos tipos de torneiras para aplicar no seu projeto – ou vai logo, logo! Entender as vantagens de cada uma é imprescindível para não errar na escolha. Afinal, não queremos trocar esse item tão cedo, não é mesmo?

Monocomando, duplocomando, acabamento cromado, bico alto ou baixo. As variações são realmente muitas, mas garanto que é mais fácil do que parece. Continue a leitura e confira diversas informações relevantes sobre cada tipo de torneira. Assim você faz a escolha do produto para o seu projeto de forma rápida e assertiva!

Quais são os principais tipos de torneiras?

Optar por um modelo adequado de torneira não é apenas questão de estética. Tanto o material quanto o design desse equipamento impactam diretamente no uso diário. Por isso, tenha sempre em mente a usabilidade do elemento quando for escolher a sua.

Com posse dessa informação suas chances de acertar na escolha aumentam consideravelmente. Observe as vantagens que cada modelo oferece e leve aquele que melhor se adapta ao seu contexto. Não sabe quais são as opções de torneiras? Na sequência você confere os principais nomes:

Torneiras convencionais

As torneiras convencionais estão entre as versões mais utilizadas em lares e empresas. Elas podem ser encontradas tanto em ABS – um tipo de plástico muito resistente – como em metal, o mais comum de todos.

Quanto o acabamento, as opções são inúmeras: cromado, aço escovado, dourado, rose gold, colorido como preto, branco, vermelho, e entre tantos outros. O acabamento aliado do design, com certeza, é o que garante um aspecto único para a peça e também mais durabilidade.

Torneiras convencionais de várias cores e designs

A variedade de modelos é infinita! Existem torneiras convencionais para uso na cozinha, no banheiro, na lavanderia e no jardim da sua casa. Basta você escolher a que melhor se adequa ao seu ambiente. Além das características descritas acima, as torneiras convencionais podem ser tanto de instalação na mesa quanto na parede, dependendo do modelo escolhido. Elas podem ter a bica alta ou a bica baixa – a bica da torneira refere-se à altura da peça.

Banheiro com torneira convencional cromada

Ah, importante lembrar que a torneira convencional oferece apenas água fria. Sendo assim, não é possível usar esse tipo de alternativa em um ambiente onde haja água quente e fria na instalação hidráulica da sua casa.

Torneira elétrica

Se a sua casa não tem um sistema de água quente e fria, seus problemas acabaram! Como o próprio nome já diz, esse tipo de torneira vem com um dispositivo eletrônico que aquece a água. Pode ficar tranquilo que sua construção é cuidadosamente pensada para garantir a segurança. As opções modernas podem ser reguladas em diversas temperaturas e não são difíceis de instalar.

Grande parte das residências possuem essa opção, visto que a praticidade que elas agregam em dias mais frios. Se este é o seu caso, vale super a pena investir nas famosíssimas torneiras elétricas, hein!

Torneira elétrica em uma cozinha clean

Caso o visual de uma torneira elétrica não te agrade, não se preocupe! Você pode instalar um aquecedor elétrico na sua torneira convencional e resolver o problema dos dias mais friozinhos. Afinal, ninguém merece lavar louça passando frio, não é mesmo?

Misturador e Misturador Monocomando

Assim como o modelo anterior, a torneira com misturador é indicada para quem deseja um controle maior da temperatura da água, misturando a água quente com a água fria. Ela possui dois comandos separados para a água quente e fria, o que possibilita ao usuário escolher exatamente a quantidade ideal de cada uma.

É preciso atenção na escolha dessa alternativa, já que ele precisa de três furos no local para instalação!

Torneiras com misturador de água quente e fria

Torneira em um banheiro todo branco com mármore e espelho

Outra opção ainda na linha dos misturadores, é o misturador monocomando. Seu objetivo também é misturar a água quente com a água fria, mas com o diferencial de ser feito apenas com um único comando de água. Legal, né? Se você preza por um design mais clean essa pode ser uma ótima opção para você.

Torneiras monocomando

Assim como a torneira convencional, esses dois tipos de misturadores também possuem inúmeros tipos de acabamento, instalação na mesa quanto na parede e contam também com opções de bica alta e baixa! Ah, você também pode usar em diversos ambientes da sua casa, viu? Basta escolher o modelo adequado para cada ambiente de acordo com a recomendação do fabricante!

Mas atenção! Tanto na escolha do misturador ou do misturador monocomando temos um ponto muito importante aqui a ser levado em consideração. É preciso que a sua casa tenha algum sistema de aquecimento de água, seja ele elétrico, a gás ou por energia solar, assim o aproveitamento das características desses dois tipos de misturadores será 100%!

Agora que você já sabe basicamente quais são todos os tipos de torneira, existem alguns modelos que são bem específicos para cada local da casa. Logo abaixo vamos te mostrar um pouquinho deles!

Torneiras para banheiro

As diferentes opções de torneiras podem ser instaladas geralmente em todos os lugares da sua casa, mas algumas são ideais para cômodos específicos. Esse é o caso da torneira com temporizador por pressão, que é perfeita para locais com grande fluxo como banheiros em espaço comerciais e lavabos. É uma ótima opção para economia de água, sabia?

A altura dessa torneira também faz dela uma ótima opção para o banheiro! De bica baixa, permite que o usuário lave as mãos de forma eficiente e segura, visto que a água acaba saindo com muita força.

Banheiro clean com torneiras para o cômodo específico

Torneira para Cozinha com Filtro

A torneira para cozinha com filtro é uma ótima opção para você que quer aliar funcionalidade e economia em um só lugar. A ideia de usar uma torneira com filtro integrado pode eliminar a necessidade de um filtro de água separado na sua casa, deixando a sua cozinha mais clean e esteticamente mais bonita – se esse visual agradar você, é claro.

Duas torneiras para cozinha com filtro

Lembre-se: é preciso ficar de olho no refil do filtro. O ideal é fazer a troca a cada seis meses ou menos, a depender da recomendação do fabricante da torneira. Uma dica para você ficar de olho na necessidade de troca é perceber se a pressão da água diminuiu. Se sim, pode ser que o filtro esteja acumulando impurezas e impedindo a passagem de água. Dai já sabe, né? Hora de trocar!

Torneiras para áreas externas e de serviço

As torneiras pensadas para áreas de serviço possuem design específico para certas funções, como é o caso da torneira com saída extra para a máquina de lavar. Já quem deseja uma torneira para o jardim pode optar por modelos que já acompanhem o adaptador para mangueira.

Esse modelo facilita o uso no dia a dia e garante praticidade para quem gosta de cuidar do jardim. É comum pensar que as torneiras para uso em serviço acabam deixando a estética de lado, o que não é errado. Você pode sim encontrar modelos funcionais e que agregam no espaço com muita beleza!

Cozinhas prateadas para ambientes externos e lavanderias

Tanto o design como o material deste equipamento devem ornar com outros itens do projeto para garantir a fluidez e a beleza no espaço.

Gostou do post? Agora você já sabe como escolher a torneira certa para o seu projeto e garantir funcionalidade aliada à beleza. Se quiser ficar por dentro de outros conteúdos como esse basta continuar seguindo o blog da Webber Acabamentos. Estamos sempre trazendo dicas e informações que impactam positivamente na sua obra ou reforma.

Te vejo no próximo post, até lá!

5/5 - (1 vote)

Rita Baratieri é especialista em reformas, tendências decorativas e tudo o que envolve Casa e Decoração. Conheça a autora do blog Webber Acabamentos.

Deixe um comentário