Tipos de ralo: Conheça os tipos mais comuns com a Webber!

Você está construindo ou reformando e não sabe qual tipo de ralo utilizar? Entender a indicação de cada item e quais as diferenças entre eles para aquele determinado local pode contribuir para minimizar dores de cabeça posteriores com as indesejadas infiltrações.

Basicamente, os tipos principais de ralos comercializados são: quadrados, articulados, redondos, lineares, laterais, com ou sem sifão e de saída lateral. Geralmente, eles acabam sendo negligenciados devido a preocupações com revestimentos e outros produtos que são visualmente mais interessantes.

Mas tudo isso ficará completo apenas após a escolha do ralo adequado e, normalmente, a necessidade desta escolha surge quando pensamos na facilidade de limpeza do ambiente, e em como nós, brasileiros, prezamos por lavar as coisas de maneira mais completa ao invés de simplesmente passar um pano úmido.

Por isso, vamos entender um pouco mais sobre alguns tipos de ralos e o que levar em consideração no momento de comprar. Mas antes, precisamos entender o conceito de sifão, que tem um papel importantíssimo em conjunto com o ralo.

Sifão: o que é?

O sifão tem o intuito de impedir o retorno do ar que fica dentro das tubulações. Isso quer dizer que ele age como uma barreira contra o retorno do ar, evitando aqueles gases e o mau cheiro presentes nos canos de esgoto sanitários.

Ele é bastante utilizado em pias e lavatórios, e contêm desconectores. Entender para que serve o sifão nos ajudará a explicar melhor sobre os tipos de ralos. Vamos lá!

Ralo seco

O ralo seco é um dos mais conhecidos e tradicionais e não possui sifão. Por este motivo, não pode se conectar diretamente na rede de esgoto porque isso causaria o mau cheiro da rede. Então, ele possui uma saída que conduz a água.

Ele é uma escolha muito comum principalmente em áreas de banheiro e chuveiros, e normalmente são conectados em caixas sifonadas próximas ou na caixa de drenagem. Isso acontece porque as caixas sifonadas são colocadas em locais com grande volume de água, pois conta com várias entradas.

Ralo sifonado

Também considerado o modelo tradicional, o ralo sifonado possui um sistema de sifonagem, ou seja, ele pode ser ligado à outras instalações, funcionando como uma bolsa que acumula água, impedindo o retorno dos gases e de consequentes maus cheiros.

Esse modelo é muito utilizado em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, e se parece muito com um sifão comum de pia: uma certa quantidade de água fica reservada ali.

Ralo linear

Basicamente, o ralo linear é um ralo seco em formato linear, que possui uma estética muito interessante trazendo mais harmonia ao ambiente em que é instalado, pois evita-se a necessidade de muitos recortes no piso. Devido a essa característica, é cada vez mais comum a escolha deste produto.


É possível encontrar o ralo linear nos materiais aço inox e em plástico e em diversos tamanhos. Pode ser instalado em qualquer tipo de área molhada da sua casa! É uma ótima opção para fugir do tradicional e agregar sofisticação ao seu ambiente.

Ralo invisível

Falando em ambiente sofisticado, não podemos deixar de fora o ralo invisível! Esse é um modelo de ralo seco também muito procurado atualmente para áreas molhadas, pois a instalação fica praticamente invisível! O acabamento do ralo é feito com o próprio piso que está instalado no chão, mantendo assim aquele aspecto clean no seu ambiente. Legal né?

Como escolher um ralo?

O ralo, inevitavelmente, fará parte da sua construção, e em vários locais eles serão utilizados em ramais de descarga e drenagem e, mesmo que a sua preferência seja pelo tipo sifonado, é importante dizer que eles também podem trazer mau cheiro caso não sejam higienizados periodicamente.

Normalmente, os ralos são fabricados em materiais como polipropileno, ABS, plástico, alumínio, inox, ferro fundido e bronze. Essa composição influenciará diretamente na sua durabilidade. Então, a primeira dica é sempre seguir para o caminho mais resistente e durável do aço inox ou ferro fundido quando for o caso de área externa.

Mesmo os ralos feitos com materiais mais resistentes devem ser instalados em locais onde não haja fluxo de pessoas transitando sobre eles, além de estarem bem posicionados em relação a água que irá escorrer por ele.

Os ralos no modelo click estão super em alta e conferem ao ambiente um ar mais elegante por serem camufláveis. Eles funcionam com uma abertura ativada com a pressão do pé.

Antes de escolher o modelo que mais lhe agrada, é bom levar em consideração as características do piso do ambiente. Por exemplo: um piso que tem tamanho grande em uma área pequena pode dificultar o caimento eficiente dos líquidos.

Nesse caso, a opção mais adequada seriam os ralos lineares, instalados no canto da parede, com caimento em sentido único e que facilitam o assentamento do piso.

Quanto custam os ralos?

Chegamos ao ponto que tanto interessa: os valores de mercado. Qual o custo de cada ralo? A resposta vai depender muito do tamanho, de qual o material utilizado e do formato.

Limpeza de ralos

Quem nunca teve a dúvida de quanto em quanto tempo se deve limpar o ralo? A verdade é que não existe um tempo determinado, porque isso irá depender da proporção em que ele é utilizado.

A melhor forma de saber quando é a hora de higienizar o seu ralo é observar se ele apresenta mau cheiro e pequenas moscas, que podem ser atraídas por fios de cabelo aglomerados, gorduras e até mesmo por resíduos de produtos como shampoo e sabonete.

Se notou que já está na hora de limpar o seu ralo, aqui vai um passo a passo:

  • Vista uma luva que seja grossa;
  • Ferva um pouco de água;
  • Abra o ralo, lave com cloro e água sanitária, com a ajuda de uma escovinha;
  • Deixe a peça de molho por 10 minutos em uma solução com esses produtos;
  • Feche o ralo e use normalmente.

Agora que você já conhece quais os principais tipos de ralo e como escolher a melhor opção, que tal dar uma olhadinha nos itens de decoração para o seu banheiro, ou então em acessórios que você pode utilizar no seu jardim? A Webber traz sempre uma variedade de dicas com soluções práticas e estéticas para todos os ambientes!

Deixe um comentário