Qual o melhor piso para banheiro? 7 opções para escolher!

7 tipos de piso para banheiro: escolha o melhor para sua casa!

O banheiro é um dos cômodos que mais exigem uma decoração agradável, não é mesmo? Isso porque por ser o local de higiene e cuidados pessoais, o ambiente tem que transmitir uma aura de conforto e limpeza! Inclusive, por unir áreas secas e molhadas, a escolha da decoração e do revestimento tem que ser certeira.

Pensando nisso, elencamos algumas dos melhores tipos de piso para banheiro! Continue a leitura e descubra qual deles mais combina com o estilo da sua casa!

1. Porcelanato: a peça do requinte

2b7860023d175c67d52c8a0a78c88f30 Revestimento banheiro em porcelanato webber - Blog Webber Acabamentos

O porcelanato é um dos revestimentos mais luxuosos e isso se deve ao seu processo de fabricação. Para chegar ao estilo impecável que conhecemos, é selecionado uma mistura mineral composta por rocha, argila e outros produtos minerais.

A matéria prima é queimada em altas temperaturas e essa mistura resulta em um produto mais durável, com pouca absorção de água e muito menos porosidade.

Depois desse processo de fabricação, ainda passam pela definição da textura podendo ser polido, acetinado ou rústico. Esses inúmeros detalhes que tornam o porcelanato uma peça muito desejada e com alto valor agregado.

Todos esses processos contribuem para que o material final tenha baixa porosidade. Isso faz dele o revestimento ideal para banheiros! Devido sua baixa absorção de água, consequentemente, não permite a proliferação de mofos. Com isso, o porcelanato pode ser instalado tanto no piso quanto nas paredes.

Para ficar mais fácil, colocamos uma lista com as principais características deste revestimento, sendo ótimos motivos para instalá-lo em seu banheiro.

Principais características do porcelanato:

– Alta resistência à escoriação – química e física;

– Coloração uniforme;

– Pouquíssima absorção de líquidos;

– Facilidade para limpeza.

2. Pastilhas de vidro para designs geométricos

1c1bfc37259ee03e44b28e7802f18030 Revestimento banheiro em pastilha webber - Blog Webber Acabamentos

As pastilhas de vidro criam um efeito de mosaico incrível com os desenhos geométricos. Inclusive podem ser instaladas em lugares destaque como no nicho do box, acima da bancada da pia ou uma faixa na parede verticalmente.

Aliás, muita gente pensa que as pastilhas servem apenas para as paredes, porém estão enganadas. As pastilhas de vidro também podem ser utilizadas no solo do banheiro.

Vantagem da pastilha de vidro:

– Alta durabilidade;

– Extremamente fáceis de lavar;

– Disponibilidade de diferentes tamanhos, formatos e cores;

– Também podem usadas no chão.

3. Pastilhas adesivas: faça você mesmo a aplicação

e01b26f7c0fafb71f80e295e5887b143 Revestimento Revestimento adesivo webber - Blog Webber Acabamentos

Outra ótima opção ainda no revestimento são os do tipo adesivos. Eles são facilmente instalados, o que agiliza o processo de acabamento de uma construção ou reforma. Contudo, recomendamos que instale apenas em áreas secas ou só no lavabo.

A umidade dos banhos quentes reduz a fixação desse tipo de revestimento como também a durabilidade da cola. Por isso, é interessante usá-la apenas em banheiros onde os banhos não são frequentes ou que não tenha chuveiro – ou seja, em lavabos!

Benefícios dos revestimentos adesivos:

– Sem camada de massa para assentar;

– Podem ser aplicadas por cima de revestimentos pré-existentes;

– Econômica, você mesmo pode instalar;

4. Ladrilho hidráulico: uma opção artística

8d460528c4c350f3e474517621a63672 Revestimento banheiro em ladrilho hidraulico webber - Blog Webber Acabamentos

O ladrilho hidráulico também é um dos revestimentos mais delicados, isso porque, em sua maioria, são feitos de forma artesanal. Com pó de pedra, cimento branco, pigmentos de cor e pó de mármore e em sua parte superior são feitos os desenhos.

Os ladrilhos surgiram no século XIX e até hoje são utilizados para revestir pisos e paredes de forma divertida e criativa. Isso porque cada ladrilho pode receber um desenho único, a junção de diversos desenhos diferentes que causam o impacto artístico fenomenal.

É um imenso patchwork! Inclusive, há quem diga que seu formato de construção lembram os antigos mosaicos bizantinos.

Por que usar ladrilho hidráulico no banheiro:

– Não desgasta sendo perfeito para banheiros de alta circulação;

– Alta durabilidade;

– São muito fáceis para lavar e higienizar;

– Podem ser usadas tanto no solo quanto nas paredes.

5. Pedras naturais: tenha a natureza dentro de casa

f06bcae9371ce226c79ad5fd9dac11f4 Revestimento banheiro em pedra natural webber - Blog Webber Acabamentos

Vamos decorar o banheiro de uma forma diferente? Usar pedras naturais é uma ótima opção para trazer a rusticidade dentro de casa e colocar seu corpo em contato direto com a natureza. Temos o mármore e o granito como representantes dessa categoria, porém daremos mais destaque para ambos nos próximos tópicos!

Pensando em design de interiores, revestir o banheiro por completo com pedra remeterá antigas residências européias, como as casas de pedras de Portugal, Suécia e Grécia. Dessa forma, a aura que seu banheiro transmite é de viagem internacional.

Antes sugerimos decorar o banheiro inteiro em pedra, embora esse revestimento apenas na área molhada ou na área seca – como uma parede destaque – também é uma belíssima opção!

Alguns decoradores unem dois elementos rústicos que transformam esse cômodo, a pedra e a madeira, visto que a pedra esfria o ambiente e madeira aquece. Pense bem, o banheiro fica aconchegante e muito elegante!

Vantagens de decorar com pedras naturais:

– Auxilia no equilíbrio térmico do banheiro;

– Exige pouca manutenção;

– Harmoniza com diferentes cores por ser natural.

6. Mármore: o símbolo da riqueza

05510e80c0f2283e48a889da8936643a Revestimento banheiro em marmore webber - Blog Webber Acabamentos

O mármore é conhecido pela sua suntuosidade e presença, afinal, traz robustez para o ambiente com elegância. O mármore é um dos maiores prodígios do design de interiores, começou a ser usada pelos gregos e nunca mais deixou de fazer parte das casas mais luxuosas.

Sabe por que é tão valorizado? É uma rocha metamórfica, ou seja, é resultado da pressurização em áreas vulcânicas. Por isso é tão requintada!

É um pedra muito diferente e depende da ação da natureza para sua constituição. Inclusive, encontramos mármores de diferentes cores, pois cada um provém de um minério diferente, podendo ser de mica, feldspato, pirita, quartzo, calcítica e outros.

Tipos de mármore:

– Branco Carrara;

– Calacatta;

– Travertino;

– Piguês;

– Nero.

7. Granito: o revestimento nobre e atemporal

9c0686726a8ecefb7265e52df581dfbe Revestimento banheiro em granito webber - Blog Webber Acabamentos

Quem não conhece o granito preto? Esse revestimento é o preferido de quem gosta de durabilidade, pois esta pedra com certeza dura a eternidade! Eles também fazem parte da seleção de pedras naturais, por isso seu design oferece veios e manchas provenientes do seu processo de formação.

Vale a pena ressaltar que ele é atemporal, dessa forma, se você revestir com granito é garantir ambientes elegantes por muitos anos. A rocha serve como ornamento e revestimento em diversas áreas do banheiro, tanto nos pisos e paredes como também para bancadas e pias. É extremamente elegante!

Vantagens de revestir com granito:

– Nunca cai de moda;

– A durabilidade ultrapassa décadas;

– É sinônimo de luxo e nobreza;

– Fáceis de manter, limpar e lavar.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para ler também sobre as plantas para banheiro e decorar ainda mais este cômodo.

Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário