Porcelanato esculpido: o que é e dicas para sua decoração!

O porcelanato esculpido é sinônimo de versatilidade e beleza para a sua casa. Sua resistência e durabilidade conferem a ele maior presença nos mais variados ambientes da casa, como, por exemplo, bancadas de banheiro e pias de cozinha.

Diferentemente do granito, a composição de massa porcelânica do porcelanato favorece sua utilização em áreas que exigem maior temperatura, além de possuir baixo índice de absorção, evitando futuras e possíveis manchas.

Pensando no caso bancadas, assim como ocorre com todos os materiais, possui vantagens e desvantagens que vamos conhecer a seguir, além de algumas dicas para decorar o ambiente com ideias diferentes e elegantes.

Pias e bancadas de porcelanato esculpido: principais vantagens

O momento de iniciar a reforma chegou e, com ela, a dúvida: as pias e bancadas de porcelanato esculpido são a melhor opção? Sem dúvida, são uma escolha cada vez mais comum devido à sua versatilidade e variedade de cores e características. Granito e mármore não são as únicas opções!

Mas quais seriam as vantagens na hora de escolher este material? Em primeiro lugar, e seguindo uma lógica bastante simples: é importante observar que estes locais estão sempre molhados e recebendo grande quantidade de produtos químicos.

Esta é a primeira grande vantagem do porcelanato: não absorver quase nada de líquidos. Diferentemente do que ocorre, por exemplo, com o granito, que acumula e mancha mais facilmente.

Resistência é o que define, então, o porcelanato pode ser exposto ao calor e ao frio e resistirem tranquilamente! Apesar disso, é indicado que você consulte um profissional para indicar qual a categoria mais apropriada de acordo com o uso da bancada.

O porcelanato esculpido oferece também muita versatilidade ao seu ambiente: as infinitas opções de tamanhos, texturas e cores permitem que você personalize 100% o seu ambiente à sua maneira! A maleabilidade do material permite também que você não fique preso às opções disponíveis no mercado, podendo dimensionar conforme for mais conveniente para você.

Aspectos como a profundidade, largura e comprimento do porcelanato podem ser definidos e acrescentados ao modelo do seu projeto, buscando sempre maior harmonia e facilidade na hora da instalação. É uma infinidade de possibilidades que, dependendo da situação, podem ser vantajosas para o seu bolso!

Resumindo: características estéticas e de qualidade favorecem a escolha pelo porcelanato esculpido para as bancadas e pias!

Existem alguns tipos de porcelanato que podem para compor o seu ambiente. Vamos conhecer um pouco sobre os principais?

Porcelanato técnico

Sua principal característica é não receber uma camada de esmalte em sua superfície, ganhando mais resistência e menor absorção de água.

Esmaltado

Ao contrário do modelo anterior, no porcelanato esmaltado há uma camada externa de esmalte, que pode ter superfície lisa ou áspera, brilhante ou fosca.

Polido

Possui superfície mais lisa, por isso é indicado para locais mais secos da casa. Ele recebe um polímero e uma camada que o torna impermeabilizante.

Porcelanato natural

Sua característica é a ausência de acabamentos. Apesar de resistente, é um pouco escorregadio e traz maior conforto ao local por conta de sua superfície mais fosca.

Porcelanato EXT

Este tipo de porcelanato é mais recomendado para áreas externas, pois diminui as chances de escorregamento. É impermeável, o que torna tudo mais fácil na hora de realizar sua limpeza.

Dúvidas frequentes

Agora que você já sabe quais as principais características sobre os tipos de porcelanato, pretendemos esclarecer algumas dúvidas frequentes, caso o seu objetivo seja mesmo seguir com esta escolha. Confira alguns pontos importantes:

  • A bancada de porcelanato pode riscar. Por isso, o ideal é sempre utilizar tábuas de madeira;
  • Além de duradoura, ela é super resistente, podendo receber panelas quentes, além de compor lugares que recebem altas temperaturas, como churrasqueiras e fornos sem ficar danificada;
  • Devido a sua instalação, a bancada de porcelanato pode não ser a opção mais barata disponível, mas alguns tipos deste material podem compensar isso;
  • O porcelanato técnico é uma ótima opção para ser utilizado na cozinha, graças à sua resistência às altas temperaturas e resistência às manchas.

Tirou suas dúvidas sobre esse material? Então que tal algumas dicas para ajudar na decoração do seu banheiro ou cozinha?

Dicas para arrasar no porcelanato esculpido

Seja para a pia do banheiro ou para compor a bancada da cozinha, substituir a pedra de granito ou de mármore pode deixar o seu projeto ainda mais bonito! Nestes ambientes ela fica incrivelmente prática e versátil, permitindo que você combine texturas e cores com as paredes, louças e móveis.

Se tratando de banheiros, você pode optar por fazer o seu projeto com desníveis entre a bancada e o lavatório, se ambos forem de porcelanato esculpido. Isso valoriza ainda mais a sua decoração ambiente! Os acabamentos brilhantes podem contribuir para agregar mais valor e estilo ao local. A dica é procurar sempre combinar os armários com a pia.

Outra combinação super interessante é fazer apenas a bancada em porcelanato esculpido e utilizar cubas de louça cerâmica para compor o lavatório. Garantimos a você que essa opção fica linda demais também!

Uma dica super legal ainda no caso do banheiro, quando pensamos em qual tipo de porcelanato usar, os com acabamento brilhante podem contribuir para agregar mais valor e estilo ao local!

Aliás, outra dica de ouro é procurar sempre fazer a melhor combinação de cores entre os armários e a bancada esculpida, assim você garante o banheiro dos seus sonhos e com cores em harmonia!

No caso da cozinha, aproveite para produzir desníveis entre a bancada e a pia também. Afinal, quem não quer uma cozinha moderna e prática não é mesmo? Além de moderno, esses desníveis entre a bancada e a pia podem gerar praticidade na utilização da sua cozinha, criando divisões na sua pia, espaços para armazenamentos de utensílios e temperos, entre tantas outras opções. Aqui a sua criatividade pode ir longe!

Uma dúvida muito comum é, se no caso da cozinha, a pia necessariamente precisa ser aquela padrão de aço inox. A resposta é não! Lembra do que falamos de criatividade? Apesar da cuba em inox ser mais resistente aos impactos de facas, panelas e outros objetos, a pia feita no próprio porcelanato esculpido também vai super bem nesse ambiente!

Se tratando do tipo de porcelanato ideal, o porcelanato do tipo técnico cai super bem nesse ambiente, mas claro, você pode usar o tipo que mais te agradar!

Gostou das nossas dicas? E aqui vai a nossa última dica, e que consideramos a mais importante de todas sobre esse tema: para fazer uma pia e bancada de porcelanato esculpido tanto para a cozinha quanto para o banheiro é necessário projetar todas as dimensões, desníveis, características e mais detalhes relevantes! Por isso, é muito importante a procura de um bom profissional que te ajude na realização desse sonho!

E aí, já se decidiu se vai aplicar o porcelanato esculpido na pia do banheiro ou da cozinha? Por que não optar pelas duas formas? Não deixe de conferir opções de acessórios para sua construção, além de várias opções de torneiras para lavatório e modelos de cubas aqui na Webber.

 

Deixe um comentário