Piso vinílico ou laminado? Entenda as diferenças e acerte na escolha

O fato de chegar em casa e observar o piso limpo e brilhante é muito prazeroso. Afinal, nada melhor do que desfrutar de um ambiente agradável depois de um dia de trabalho. Se faz tempo que você não sente essa sensação ou se está buscando por uma reforma rápida, saiba que o piso vinílico ou laminado são as melhores opções.

Sendo modernos e fáceis de instalar, esses pisos ainda exigem pouco esforço para fazer a higienização, além disso, podem ser sobrepostos a outros pisos, exceto a madeira. Assim, para quem gosta de ambientes elegantes e sempre limpos, escolher esses pisos traz vários benefícios a longo prazo.

O vinílico e laminado são muito parecidos, no entanto, possuem especificidades que fazem toda a diferença no final da instalação. Se você está no processo de planejar o revestimento da sua casa, continue a leitura para conhecer as vantagens de cada um e para quais projetos são mais indicados.

Qual é o melhor: piso vinílico ou laminado?

O processo de transformação de um ambiente é animador, afinal, é nesse momento no qual definimos as peças que mais se adequam ao nosso estilo e que também caibam no nosso bolso. Porém, no caso dos pisos vinílicos ou laminados, mais importante do que buscar o melhor preço, saber suas características ajuda a evitar prejuízos. Para te ajudar a escolher, selecionamos as informações mais importantes sobre cada um. Confira abaixo.

O que é piso laminado e quais são suas vantagens?

Sendo produzido com materiais provenientes da madeira, como por exemplo o HDF – placa de fibra de alta densidade, o piso laminado pode ser encontrado em réguas. Esse tipo de piso é indicado para locais internos, tanto para áreas comerciais quanto residenciais.

Além disso, são excelentes opções para quem busca por um piso fácil de limpar e que tenha uma ótima durabilidade. Podendo ser encontrado em diferentes modelos e cores, é possível escolher aquele que mais se adequa com o restante da decoração da sua casa.

Se você possui animais de estimação, o piso laminado pode não ser o melhor. Tendo em vista que sua resistência, apesar de boa, é menor que a opção vinílica, ele pode ser muito liso, dificultando a passagem dos pets e também suscetível a riscos em situações de atrito. Além disso, esse tipo de piso possui maior propagação de som, assim, acaba sendo recomendável cobrir o contrapiso utilizando uma manta acústica.

Em relação a composição, a produção do piso é feita por meio de madeira reflorestada e na sua fabricação é utilizada uma alta pressão e temperatura, o que garante uma superfície com mais durabilidade. Porém, é necessário ter cuidado com fatores externos como a água ou raios solares, pois o contato direto é capaz de deformá-lo.

piso laminado imagem ambientada sala de estar aconchegante - Blog Webber Acabamentos

O que é piso vinílico e quais são suas vantagens?

Diferente do piso laminado, o vinílico é produzido com material PVC (cloreto de vinila) e pode ser encontrado em réguas, placas ou mantas. Possuindo um excelente desempenho acústico, esse tipo de piso não promove sons ao andar, assim, é mais indicado para quem possui pets em casa, crianças ou quem vive em apartamento, pois ele é mais resistente a riscos e abrasão do que o piso laminado.

Outra vantagem é que o vinílico tem especificidades térmicas, agregando a temperatura ideal para o seu cômodo. Assim, até nos dias frios você tem mais conforto no momento de colocar os pés no chão. Sendo muito resistentes, o piso vinílico ainda é antialérgico, antichamas e não acumula poeira.

Hoje em dia você é capaz de encontrar esse tipo de piso específico para ambientes como cozinhas, lavabos e banheiros, menos para o local do box. Um aspecto negativo do vinílico é que, mesmo sendo mais resistente a riscos e abrasão, ele pode riscar se houver um forte atrito, como por exemplo a troca de um móvel de lugar, além disso, a tonalidade pode ser desbotada com a exposição ao sol.

Sendo capaz de suportar muito bem o contato com a umidade, você não precisa limpá-lo logo em seguida quando a água entrar em contato direto, mas saiba que ele não pode ficar muito tempo submerso. Assim como o laminado, o piso vinílico é ecologicamente correto.

piso vinilico imagem ambientada sala de cinema moderna - Blog Webber Acabamentos

Piso laminado: instalação e manutenção

Um dos principais pontos positivos da instalação do piso laminado é que ele não faz nenhuma sujeira, tendo em vista que pode ser colocado por cima de um piso, esse se já estiver nivelado e sem buracos. Além disso, sendo encontrado com o sistema de colagem e clique, o laminado possui fácil aplicação.

piso laminado instalacao em chao cor marrom claro - Blog Webber Acabamentos

Assim, em um só dia você pode instalar em média de 50 metros quadrados.

piso laminado instalacao em chao cor marrom escuro - Blog Webber Acabamentos

Já em relação a sua manutenção, é possível limpá-lo com uma vassoura de cerdas macias ou até mesmo utilizar um aspirador de pó, que em poucos *em poucos o que?* deixa o piso brilhante. Para finalizar a limpeza, você pode utilizar também um pano limpo e úmido.

Para uma higienização mais profunda, é possível diluir uma pequena quantia de cloro no produto de limpeza. Já para higienizar os vincos, escolha um objeto macio, isso porque itens pontiagudos podem prejudicar a peça.

Piso vinílico: instalação e manutenção

Se no final da comparação entre os pisos você escolher o vinílico, saiba que hoje em dia é mais fácil encontrar opções produzidas especialmente para lugares tanto com muita movimentação de pessoas quanto para pouca, assim, poderá ter a opção ideal de acordo com o nível de frequência da sua casa ou ambiente de trabalho.

A instalação do vinílico também é prática, rápida e não faz sujeira. Além disso, é importante salientar que o solo deve estar nivelado e a instalação pode ser feita por meio de clique, com a cola específica ou também por meio dos tipos autoadesivos.

piso vinilio instalacao em chao cor bege claro - Blog Webber Acabamentos

A sua higienização, assim como o piso que você conferiu anteriormente, é muito prática: basta utilizar uma vassoura com cerdas macias, aspirador de pó ou com um pano limpo e úmido. Assim, em poucos minutos você tem um piso limpo, brilhante e pronto para ser desfrutado no restante do dia.

piso vinilico instalacao em chao bege claro homem - Blog Webber Acabamentos

Mas afinal, qual piso escolher?

Ao comparar o valor do piso vinílico e laminado, sabe-se que ambos são mais baratos do que a madeira, isso porque são produzidos com materiais com melhor custo-benefício, que também se assemelham com o produto de origem natural. Assim, reproduzem de forma fiel, tanto a tonalidade quanto a textura.

Independentemente da sua escolha, o piso que mais vale a pena é aquele adequado para o seu tipo de necessidade. Então, coloque no papel todos os pontos positivos e negativos de cada um e compare-os para acertar na escolha e assim aproveitá-los no seu dia a dia.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir o nosso post exclusivo sobre parede de tijolinho e saiba como implementar no seu ambiente. Continue nos acompanhando aqui no blog e veja novos posts sobre decoração, acabamentos e outros aspectos para sua obra. Até breve!

Deixe um comentário