Parede de tijolinho: o que você precisa saber para fazer a sua!

Sabe aquela parede elegante feita de tijolinhos? Pois é, ela é uma das mais procuradas por pessoas que desejam atribuir um novo conceito a um determinado espaço, isso pois a parede revestida com tijolos ganhou um novo “tom” de modernidade e autenticidade, diferente do que era visto como feio e mal acabado há alguns anos atrás!

Contudo, algumas pessoas têm dificuldade em executar um projeto envolvendo esse estilo, pois acham muito dificultoso o trabalho com o material necessário, dado ao fato que o processo original envolve fazer um acabamento prévio na parede, bem como a aplicação de uma por uma das peças, usando materiais como cimento e massa corrida.

No entanto, sabendo que existe uma tendência entre as pessoas por quererem aderir ao novo conceito, nós nos preocupamos em elaborar um conteúdo que te ajude de uma vez por todas a fazer a tão sonhada parede de tijolinhos! Por isso, neste post você entenderá 4 ideias geniais e super fáceis para elaborá-la sem muito transtorno!

Se você ficou entusiasmado para entender como pode fazer a queridinha parede de tijolinhos, continue com a gente! Nós separamos 5 dicas incríveis que vão te ajudar a construir a sua tão sonhada parede, mas sem jamais esquecer o estilo e a modernidade que a sua decoração merece!

Faça você mesmo: 4 ideias de parede em tijolinhos!

Você deve estar se perguntando: como eu vou fazer uma parede bonita e com bom acabamento usando tijolinhos? Fique tranquilo, pois essa não é uma dúvida somente sua! Por isso, nós pensamos em te ajudar a obter meios de executar um projeto com tijolos na parede sem muita burocracia e que fique realmente bela e com um arremate primoroso!

Na sequência você confere 4 ideias interessantes e de fácil execução para que sua proposta finalmente saia do papel! Assim, continue conosco e entenda como fazer uma parede de tijolinhos super estilosa e muito descomplicada! Vem com a gente!

1 – Tijolinho de grafiato

A nossa primeira opção é algo já realizado há bastante tempo em decoração de ambientes, uma vez que não é de hoje que as pessoas gostam de trabalhar com grafiato. Contudo, o uso desse material aplicado ao modelo de tijolinhos apareceu nos últimos tempos como uma opção acessível e mais barata.

Isso pois, a execução da parede consiste basicamente em uma mistura de grafiato e gesso, aplicado com um molde de madeira – ou outro material que achar possível – em formato de tijolinho. O diferencial dessa opção é que é possível aplicar cor a mistura para obter tijolos coloridos, ou, caso queira, aplicar a tintura após a aplicação. Assim, confira o passo a passo:

  1. Faça um molde – do material que desejar – em formato de tijolinho no tamanho de 15x5cm e 1cm de profundidade;
  2. Misture, considerando as mesmas proporções, o gesso e o grafiato;
  3. Coloque a mistura no molde;
  4. Aplique na parede com cuidado e seguido as medidas sempre muito bem alinhadas, para obter um bom resultado;
  5. Caso queira, pinte os tijolinhos após a secagem do produto (é possível misturar corante na massa e deixar ela colorida);

Prontinho! Agora você já tem uma parede de tijolinhos, feita com material acessível e com preço justo, para arrasar na decoração! Nesse momento, é só usar a criatividade e compor com os objetos decorativos que mais expressam a sua personalidade!

2 – Tijolinho de Isopor

Também muito acessível e relativamente barata, a parede de tijolinhos feita de isopor é uma opção super interessante, uma vez que os materiais usados são muito fáceis de serem encontrados. O mais legal desse modelo é que você gasta pouquíssimo e obtém um resultado realmente incrível.

Essa proposta envolve somente o uso de isopor e cola branca. Contudo, há um porém se optar por essa versão! Caso queira usar esse material, você precisará de bastante destreza para esculpir no isopor as texturas de um tijolo, uma vez que são elas que conferem o charme à parede. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Corte as placas de isopor em um formato de 20X8;
  2. Faça as texturas com a ajuda de um ferro de solda – facilmente encontrado em lojas de acabamento;
  3. Cole com cola branca – ou fita dupla face – os tijolinhos na parede, sempre respeitando as métricas para obter um resultado harmonioso;
  4. Pinte os tijolinhos da cor de sua parede;

Dica: é legal misturar um pouco de massa corrida na tinta para que ela fique um pouco mais grossa e contribua para um acabamento mais realista.

Vale a pena optar por esse modelo quando não há um amplo orçamento, já que o material usado é bastante barato. Você é habilidoso em trabalhar com desenhos? Então terá bastante facilidade em esculpir os tijolinhos. Essa parede em tijolinhos feitos de isopor é para você!

3 – Tijolinho de EVA

A parede de tijolinhos em EVA difere muito das outras no que diz respeito ao acabamento, uma vez que ela possui um formato – digamos – menos rústico do que as outras, o que desfavorece a estética, mas pode ser uma opção para quem busca economia.

A vantagem dessa versão é que ela é bem mais fácil de ser executada que as demais, dado ao fato de que para obter o resultado é preciso somente cortar os EVAs no tamanho adequado e colar com cola em sua parede! Quer conferir o passo a passo? Leia na sequência:

  1. Corte os EVAs no tamanho de 20X8;
  2. Cole os moldes com cola branca ou de contato;

Dica: para obter um resultado mais preciso, você pode elaborar um molde vazado em cartolina ou papel craft. Assim, você pode colocar os tijolinhos no espaço vazio e ficará muito mais fácil de configurar a parede de maneira harmoniosa e metrificada.

Gostou? Essa parede certamente é uma das fáceis de ser executada, contudo é preciso – antes de estabelecer que vai fazer uma parede de tijolinhos – entender qual o estilo que você quer atribuir ao espaço, tendo em vista que ela possui uma “pegada mais clean” do que as demais. Pense nisso!

4 – Tijolinho de papel de parede

O papel de parede não é de hoje uma das opções mais procuradas quando queremos decorar uma parede. Ao optar por usar esse produto, você terá muitas opções de texturas, cores e estampas, contudo – como estamos falando de parede de tijolinhos – é sabido qual o modelo que iremos seguir, não é mesmo?

Assim, há no mercado inúmeras opções de estampas de tijolos, inclusive texturizadas, que garantem um resultado muito similar ao das paredes convencionais, feitas com placas que imitam fielmente o formato dos tijolinhos. Além disso, você pode encontrar papéis autoadesivos, o que facilita bastante a aplicação.

Contudo, caso você queira usar os papéis de parede que não são adesivados, é preciso seguir alguns passos muito importantes para obter um resultado realmente satisfatório. Optou por esse tipo de parede? Vem entender os passos essenciais:

  1. Meça o tamanho da parede para cortar o papel no tamanho exato;
  2. Misture para cada faixa do papel um copo americano de cola em dois de água;
  3. Cole o papel de parede aos poucos e com a ajuda de uma espátula, para dar um bom acabamento e não correr o risco de acontecer bolhas ou dobraduras;

Dica: O parâmetro de medida do produto de colagem poderá mudar de acordo com a textura da mistura. Tenha bastante atenção para verificar se a cola está líquida, porém colável;

5 – Tijolinho de revestimento

Outra opção incrível é a parede de tijolinho feita com revestimento! Por serem bastante resistentes e na forma apropriada para dar o efeito rústico mas ao mesmo tempo bem acabado dos tijolinhos, o revestimento tem sido uma opção cada vez mais procurada!

Outro ponto a favor desse modelo, é que ele é de fácil aplicação, o que faz com a aplicação possa ser feita por você mesmo! Além disso, atribui um conceito mais realista a sua parede, considerando que o revestimento imita – de maneira impecável – os tijolinhos! Vem aprender a fazê-la com a gente!

  1. Prepare a parede com argamassa;
  2. Aplique os revestimentos sempre respeitando harmonia entre as peças;
  3. Se preferir, pinte da cor que desejar

Essa é uma ótima alternativa para aqueles que desejam mais praticidade e um acabamento muito parecido com os de tijolos realistas. Essa opção possui um custo um pouco mais elevado que as demais, mas – em contrapartida – ela fica, quando aplicada corretamente, com um acabamento realmente elegante e sofisticado.

Prontinho, agora você já está habilitado a fazer uma parede de tijolinhos bonita, contemporânea e super estilosa! Além disso, vale a pena pensar – antes de executar o projeto da parede – em quais elementos serão adicionados para que a sua decoração fique harmoniosa, uma vez que em decoração isso é muito importante, não é mesmo?

Bacana, não é mesmo? Agora é só você colocar a “mão na massa” e começar a dar início ao projeto da sua parede de tijolinhos, que garantimos ficar um charme!

Trazemos abaixo alguns exemplos da aplicação do tijolinho para você se inspirar e aplicar ao seu ambiente!

[masterslider id=”8″]

 

Para continuar acompanhando conteúdos sobre decoração, acabamentos e outros pontos importantes para sua casa, fique sempre de olho no blog da Webber. Por aqui, estamos sempre trazendo novidades e informações da área. Te vejo no próximo post!

Deixe um comentário