O que é MCA? Entenda de forma descomplicada com a Webber!

A construção de um prédio, seja ele residencial ou comercial, envolve uma série de etapas e entendê-las é essencial para que a obra aconteça de forma satisfatória. E, considerando que todo prédio possui processos que envolvem fundação, alvenaria, cobertura e acabamentos, entender o que é MCA é também imprescindível!

Assim, como é preciso planejar o assentamento de um piso, calculando a distância certinha entre um e outro, bem como as metragens necessárias para que sejam comprados materiais suficientes, em uma instalação que envolve distribuição de água é preciso mensurar medindo as distâncias entre o armazenamento de água até os pontos de distribuição.

Pensando nisso, nós da Webber nos propomos a explicar de forma completa e super fácil o que é o MCA e todos os pontos que envolvem esse conceito, justamente para você ficar tranquilo no momento que for planejar o sistema de armazenamento de água do seu estabelecimento. Continue a leitura com a gente!

O que é MCA?

MCA ou, como também pode ser conhecido, metros de coluna d’água, é uma unidade de medida que trata de mensurar a pressão usada em hidráulica, comumente aplicada a chuveiros e torneiras. É nesse contexto que vamos falar aqui!

Exemplificando o que queremos dizer, 1 MCA equivale a pressão que uma quantidade de água faz a 1 metro de altura, então quanto maior a altura da sua caixa d’água, maior a sua pressão de água!

Com base nas dimensões explicadas acima, é possível determinar qual modelo de chuveiro ou torneira é mais indicado para a sua construção, pois cada produto possui uma especificidade de pressão mínima e máxima – uma escala – de funcionamento descrito em sua ficha técnica.

É possível determinar também qual equipamento é mais indicado para a sua situação em sistemas hidráulicos mais complexos, pois é por meio do cálculo de MCA que conseguimos determinar a distância necessária para estruturar o armazenamento de água, assim como a matemática também contribui para compreendermos quanto de energia é preciso para enviar água até uma caixa ou cisterna – se esse for o caso.

Percebeu como é importante considerar o cálculo de MCA na sua obra? Tendo conhecimento sobre esses dados você consegue ter um sistema hidráulico muito mais seguro e eficiente, sem problemas como estouro de canos que podem ocasionar, inclusive, infiltrações e demais problemas.

Contudo, em que o MCA interfere quando vamos escolher um chuveiro ou torneira? Vem acompanhar na sequência que a gente te ajuda a entender qual produto melhor para cada situação.

Saiba mais: Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre instalações? Vem conhecer nosso post sobre o que é cimento queimado!

Como escolher o produto certo para a minha obra?

Vamos supor que você precisa comprar uma torneira para a sua cozinha e está em dúvida sobre qual é a pressão da sua caixa d’água. Para você não errar na escolha, você precisa medir (ou saber) a diferença de nível entre a saída de água da torneira até o fundo da sua caixa d’água. Essa diferença é o MCA da sua obra!

Se a torneira dos seus sonhos tem uma escala de pressão entre 2 e 40 MCA (mínimo de 2 e máximo de 40), e o MCA da sua obra é 8 metros, por exemplo, a torneira atendeu a sua necessidade e a compra é certa!

Essa mesma medição pode ser feita também para chuveiros, monocomandos e misturadores! Viu como é fácil?

É claro que o conhecimento que estamos te passando aqui não substitui o trabalho especializado de uma pessoa com conhecimento técnico sobre a área e que já trabalha nela há algum tempo.

Por isso, converse com o seu engenheiro ou mestre de obras e o questione sobre esses pontos para que seja possível escolher o equipamento mais adequado para o seu caso.

Como proceder quando a pressão da água é baixa?

Há situações que não são favoráveis para nossos chuveiros e torneiras, pois a altura em que a caixa d’água está não propicia que o líquido saia de maneira satisfatória. Sabe aquele momento em que a gente liga a torneira e somente sai um pouquinho de água? É disso que estamos falando.

Como solução para essa situação há diversos equipamentos pressurizadores que contribuem para que a água saia em uma quantidade suficiente, evitando desperdícios, e propiciando que a louça seja lavada – ou que o banho seja tomado – sem dores de cabeça.

Assim, não é indicado a compra de equipamentos não condizentes com os dados de MCA, pois é possível que aconteça a situação descrita acima, o que é completamente desconfortável, principalmente quando vamos tomar banho e precisamos de uma vazão de água.

Por essa razão, nós alertamos novamente, para que você procure um profissional especializado e evite qualquer tipo de prejuízo a sua obra, tudo bem? Assim, além de você conseguir o resultado desejado, é possível ter mais segurança de que nada irá sair errado, não é mesmo?

Trouxemos abaixo alguns modelos de torneiras e chuveiros aplicados em ambientes para você se inspirar!

Gostando dos conteúdos aqui do blog da Webber? Continue com a gente! Por aqui sempre temos textos sobre diversos assuntos relacionados a acabamentos, instalações e demais temas para a sua obra! Qual tal aproveitar e fazer a leitura do nosso post sobre Banheiro rústico: 5 ideias para inspirar! Te vejo no próximo post! Até lá!

Deixe um comentário