Dica da Webber: Como Fazer Decoração Industrial Barata!

Elegância e funcionalidade. Duas palavras perfeitas para descrever o conceito industrial aplicado em casas e decorações. Outra palavra muito interessante que vem para agregar a definição de decoração industrial é “barata”. Sim, o estilo inspirado na estética de fábricas e barracões pode ser de baixo custo!

Colocando na ponta do lápis, a decoração industrial exige poucos elementos para tornar o ambiente mais rústico. Com a variedade de revestimentos e acessórios acessíveis disponíveis no mercado, ficou bem mais fácil dar uma repaginada nos cômodos gastando pouco.

Venha conferir as dicas que separamos para você decorar no estilo industrial com baixo orçamento. Continue a leitura e aproveite!

Decoração barata no estilo industrial em 6 ambientes:

Não é novidade no blog da Webber ver dicas e inspirações para aplicar diferentes estilos de decoração em casa, no trabalho ou em diversos outros tipos de ambientes. Pois saiba que o diferencial do post de hoje está na união do conceito de decoração industrial e baixo investimento – sim, isso é possível e podemos provar!

Escolhendo os revestimentos e objetos nas cores e materiais certos, você consegue chegar a um orçamento ideal para quando a grana está mais curta. Veja como:

1) Aplique papel de parede rústico na sala para uma linda decoração industrial

As vantagens do papel de parede já começam pelo fato de não ser necessário grandes preparos na parede que irá receber esse tipo de cobertura. Pelo contrário, se a superfície estiver limpa e uniforme, a parte mais difícil é escolher a estampa!

Sala de casa com Papel de parede Rústico de tijolinho

Como o foco de hoje é decoração industrial, prefira papel de parede que replica a superfície em concreto ou de tijolinhos de alvenaria aparente. O ambiente ficará ainda mais rústico com esse tipo de aplicação, combinando elementos fundamentais no estilo industrial: acabamento simples, mas acolhedor.

Além do papel de parede, é possível investir pouco na decoração industrial utilizando outro recurso. Com a pintura de efeito, é fácil trazer como referência a textura característica do cimento e concreto para as superfícies do ambiente. Você pode pintar todo o cômodo ou somente algumas paredes, vai da sua criatividade e possibilidades de gastos!

2) Deixe a tubulação à mostra no teto da sua cozinha de estilo industrial

Tubos e canos são comuns em um ambiente fabril, logo, eles são elementos que precisam aparecer por aqui! As tubulações metálicas são as mais comuns, porém, se a ideia é diminuir o custo na reforma, prefira os canos feitos em PVC. Eles são mais baratos e você pode customizá-los pintando da cor que preferir!

Cozinha com tubulação a mostra no teto

Caso você escolha pintar a tubulação que ficará aparente na sua cozinha, há duas grandes possibilidades. Seguir a mesma tonalidade das paredes, deixando o espaço com um visual mais requintado e formal. Ou ainda, é possível trazer uma atmosfera mais alegre e descontraída para a cozinha e usar tons mais coloridos, que se destacam no ambiente e combine com os móveis, por exemplo.

3) Monte sua própria iluminação industrial para decorar o quarto

Sabe os canos de PVC que te orientamos a investir no tópico anterior? Pois eles podem funcionar muito bem como luminárias industriais de baixo custo. Basta separar soquetes, fita isolante, lâmpadas, cola instantânea e plug de tomada para colocar seu projeto Do It Yourself em ação!

Quarto com iluminação industrial de pendente

Você pode se inspirar em imagens na internet de diversos modelos de lustres, luminárias e pendentes para escolher o formato do seu novo objeto de iluminação. Para agregar valor ao resultado final, escolha tinta em spray na cor cobre e pinte os canos para conferir a tradicional aparência dos materiais industriais.

O efeito fica incrível! E se você optar por um conceito mais minimalista na obra do quarto, todo o destaque ficará por conta da iluminação criada por você!

4) Prefira acessórios de metal para a decoração industrial em banheiros

Itens decorativos tem a potência de transformar qualquer lugar, quem está reformando ou construindo ambientes sabe disso! Portanto, áreas como banheiro e lavabo também podem ganhar muito com o uso de materiais de metal como ferro e aço inox. Você pode apostar nesse tipo de superfície em torneiras, registros, prateleiras e nichos. Vai da sua imaginação!

Banheiro com parede de tijolinho e acessórios de metal

5) Escolha móveis antigos ou metálicos para seu escritório

O estilo industrial nasceu da vontade de transformar locais utilizando o que já tem nele. Décadas se passaram e a linha de raciocínio para decorar nesse estilo continua o mesmo! Dê uma chance para cadeiras, mesas e escrivaninha antigas que estão em bom estado e traga para seu espaço de home office.

Escritório com móveis antigos e metálicos

Aparadores e mesinhas de canto feitas com estrutura metálica também reforçam o caráter industrial. É uma maneira de unir elementos antigos e modernos com bom gosto, pode ter certeza!

6) Trabalhe com uma decoração minimalista e industrial na área externa também

Ambientes externos também devem abusar da elegância que a decoração industrial oferece. Partindo de uma estratégia mais minimalista, em que o menos é considerado mais, o requinte do ambiente ficará por conta de poucos objetos de decoração feitos em materiais como ferro e madeira para criar jardins verticais, mesas em módulos ou uma área gourmet.

Decoração minimalista em cozinha elegante

Na decoração industrial, o importante é escolher bem os tipos de revestimentos e texturas que estarão presentes no ambiente. Se é comum em um cenário de fábrica, com certeza ele pode fazer a diferença no seu projeto de decoração, independente do espaço escolhido!

Se você curtiu o conteúdo de hoje, que tal conhecer as melhores opções de plantas para dentro de casa? Elas podem ser grandes aliadas na hora de tornar o estilo industrial mais aconchegante e de maneira econômica.

Aproveite a próxima leitura!

5/5 - (4 votes)

Rita Baratieri é especialista em reformas, tendências decorativas e tudo o que envolve Casa e Decoração. Conheça a autora do blog Webber Acabamentos.

Deixe um comentário