Decoração Náutica: Um Guia Webber Acabamentos!

Decoração Náutica: Um Guia Webber Acabamentos!

A sua ideia de descanso está relacionada a que? Ao sentimento de calmaria que o mar traz? Ou à textura incrível da areia da praia nos pés descalços? Se a sua resposta for sim para todas essas perguntas, então você precisa conhecer a decoração náutica! Essa estética é ideal para os amantes de praia que desejam levar para casa os momentos relaxantes que o litoral nos proporciona!

Conheça o guia completo sobre o tema náutico que o blog da Webber preparou para você e descubra como replicar esse estilo no seu lar! Sinônimo de elementos aconchegantes e que transmitem sensações como paz e tranquilidade, a decoração náutica tem um encanto próprio e que vai te conquistar. Acompanhe essa descoberta conosco!

O que é decoração náutica?

A decoração náutica, ou navy decor em inglês, é um estilo de compor ambientes internos e externos que se guia pela cartela de cores do uniforme da marinha norte-americana, para replicar a atmosfera marítima dentro das casas, sejam elas localizadas no litoral ou não.

Para reforçar a imagem que costumamos criar em nossa mente de como é a vida na praia, o estilo que teve origem nas terras californianas, utiliza uma tríade de cores, texturas naturais e formatos orgânicos em mobílias, tecidos, objetos e pinturas de parede para causar o efeito desejado.

Quais as cores da decoração estilo navy?

Azul marinho, branco e vermelho. Essas são as cores que predominam e regem todos os elementos da decoração marítima! Quando nos aprofundamos nessa tendência de criar ambientes, podemos enxergar a frequente harmonização das três cores e de seus subtons com cores neutras como bege, nude e palha.

No campo do simbolismo, as tonalidades azuis são as protagonistas do cenário náutico, mesmo quando usadas apenas nos detalhes da decoração. Isso deve ao fato da cor representar a profundidade do mar, é claro! Enquanto o branco tem a capacidade de tornar os ambientes mais claros e amplos assim como as praias costumam ser.

As listras são as estampas que reinam no mundo do estilo navy! Ao criar diferentes padronagens – com as três cores mencionadas – as estampas listradas agregam valor à decoração por dar o tom de ordem, equilíbrio e leveza seja quando aplicado nas paredes ou em elementos menores como almofadas e tapetes. Não podemos esquecer ainda dos tons amadeirados, que trazem a presença das embarcações, sempre presentes no horizonte do mar!

Explicaremos a seguir como as combinações de todas essas cores tornam o estilo navy único e tão desejado nos diferentes elementos que esse tipo de projeto de interiores prevê! Caso você queira se aprofundar mais no tema paleta de cores, indicamos a leitura do nosso post incrível intitulado “Combinação de cores: saiba fazer na sua decoração!

Mobília Navy

Os móveis escolhidos para compor o ambiente com estilo navy costumam trazer a textura das fibras naturais e trançadas como forma de ressaltar a imagem da natureza e dos navios que costumam figurar o cenário da praia. Portanto, a madeira e o vime são excelentes materiais para mesas, cadeiras, estantes e armários quando se pretende construir uma decoração náutica!

Além de se atentar para a rusticidade da mobília, também é interessante dispor os objetos no espaço de modo que o ambiente sempre fique arejado e tenha espaço para que as pessoas circulem livremente por ele. Outro toque elegante para o seu estilo navy está no investimento de poltronas e sofás estofados, afinal, a ideia é gerar o efeito envolvente de puro conforto!

Objetos de decoração navy

Acessórios são importantes para acertar qualquer estilo de decoração, não é mesmo? Seguindo a paleta de cores navy, escolha objetos de decoração com formatos que remetem ao clima litorâneo como conchinhas, âncoras, remos, estrelas do mar e boias, por exemplo.

Vale uma chamada de atenção: é preciso encontrar um equilíbrio na quantidade desses elementos para que não resulte em uma estética pesada. Aqui, a ideia é trazer sensação de pureza e harmonia! Logo, é importante dosar o uso dos objetos de decoração navy no ambiente. Na dúvida, opte por uma linha minimalista para decorar!

Iluminação navy

Luz natural é a palavra-chave para que a sua decoração acerte no estilo náutico! Para favorecer a entrada da luz do sol no ambiente, escolha cortinas ou persianas de cores claras e materiais naturais como linho, algodão e madeira.

Caso o seu cômodo não tenha aberturas que favorecem esse tipo de iluminação, você pode solucionar essa questão apostando em luminárias baixas e com lâmpadas de temperatura mais quente.

Como decorar com acabamento navy?

Dentre os diversos estilos de decoração que existem no mundo da arquitetura, o estilo náutico é um dos que mais se preocupa em recriar um clima de férias e relaxamento! Se você morar longe do litoral então, a decoração marítima se torna uma opção ainda mais atrativa para deixar a sua casa como um verdadeiro refúgio do agito da cidade!

Fique por dentro das dicas que o blog da Webber listou para que você consiga replicar esse tipo de decoração em diversos cômodos da sua casa, como salas, quartos, banheiros e cozinhas. Aproveite!

Sala de estar com estilo náutico

A sala de estar com estilo navy deve ter os elementos e as cores tradicionais da estética marítima. O que isso quer dizer? Almofadas fofas nas cores branco, azul marinho e vermelho, abajures feitos com materiais naturais e paredes com quadros e objetos de decoração navy.

Para encontrar a harmonia entre eles, orientamos que você escolha com cuidado onde irá aplicar as clássicas cores dessa tendência de decoração. Se for pintar as paredes, deixe os tons neutros para a mobília e piso do cômodo. A regra também pode ser feita de forma inversa, trazendo as cores azul e vermelho para os móveis e objetos de decoração, enquanto as paredes ficam com revestimentos em tom claro como branco ou nude.

Quarto com decoração navy

Para os cômodos de descanso, o que acha de assumir o estilo navy nas roupas de cama? As listras podem aparecer nas capas dos travesseiros e edredom que cobre a cama, por exemplo. Há ainda a opção de inovar no tipo de estampa listrada e apostar no design de ondas ou zigue-zague para a pintura das paredes e outros objetos de decoração do quarto.

Cozinha

Imagina como a sua cozinha ficará uma graça com a predominância da cor branca nas paredes e com as cores azul marinho e o vermelho do estilo navy em elementos como bancada, toalha de mesa e móveis que preenchem o espaço! Um encanto, não é mesmo? A decoração marítima na cozinha ficará completa se a mesa de refeições for de madeira, material ideal para destacar o lugar em que toda a família se reúne de um jeito elegante e especial!

Para inspirar ainda mais e te dar a confiança que você precisa para decidir como será a estética da sua cozinha, vale a pena ler o conteúdo completo “Ideias para acertar no revestimento para parede de cozinha“.

Navy tradicional ou navy contemporâneo?

Pois é, o estilo navy se fortaleceu tanto com o passar das décadas que hoje em dia nós podemos identificar duas linhas de decoração: o navy tradicional e o navy contemporâneo. Até o momento, falamos apenas sobre a decoração marítima clássica. Para o segundo tipo de estilo navy, temos elementos mais modernos e uma expansão no número de cores presentes em cena.

O navy contemporâneo utiliza tons de verde e cinza, além dos clássicos branco, azul marinho e vermelho, para inovar no estilo praiano. Essas mudanças se apresentam principalmente no design mais ousado dos móveis e na combinação de materiais náuticos e modernos como a madeira, o concreto e o cimento queimado!

O contraste dos materiais tem o intuito de alcançar o equilíbrio entre as principais características do náutico e do cenário urbano. Uma brincadeira de misturar diferentes tendências que aguça a criatividade das pessoas sem fugir da beleza e da sofisticação!

Agora que você é um especialista na decoração náutica, que tal aprender mais sobre outros tipos de decoração com os ricos conteúdos do nosso blog? Fique por dentro das últimas novidades e tendências do mundo da construção acompanhando semanalmente nossos posts!

Avalie esse post

Rita Baratieri é especialista em reformas, tendências decorativas e tudo o que envolve Casa e Decoração. Conheça a autora do blog Webber Acabamentos.

Deixe um comentário