Decoração Clássica: 4 Formas de Adotar Esse Estilo!

A decoração tem o poder de mudar totalmente o visual de um ambiente. Ela pode destacar características positivas, realçando o que há de melhor em um espaço. Ou até mesmo suavizar pontos negativos, como o ambiente estreito ou a falta de iluminação.

Uma decoração bem planejada e executada pode usar até mesmo os pontos negativos para trazer um charme único e encantador ao ambiente. Para isso basta fazer a escolha correta do tema.

Uma das opções que conquista cada vez mais adeptos é a decoração clássica. Ela é atemporal e traz um toque de requinte e sofisticação para o lugar, com detalhes únicos que são facilmente reconhecidos.

Se você está pensando em utilizar esse tema na sua decoração confira as dicas que nós preparamos para te ajudar a aproveitar tudo que a decoração clássica tem a oferecer!

Afinal, como surgiu a decoração clássica?

Essa é uma pergunta interessante e sua resposta começa lá no mundo grego. Entender os conceitos por trás desse estilo de decoração nos ajuda a perceber toda a beleza que sua forma nos entrega.

É ideal para aqueles que querem ir além e fazer algo que tenha significado e não apenas deixar o ambiente “bonito”. A decoração clássica carrega conceitos milenares que vão completar sua decoração com um toque especial e rebuscado.

Os gregos do mundo antigo buscavam um ideal de beleza e perfeição em todas as áreas, seja nos esportes, nos textos escritos ou na arte. Com a decoração dos ambientes não foi diferente.

Alguns séculos depois esse estilo foi revivido em um momento que ficou conhecido como Renascimento. Período marcado pelo retornos dos ideias gregos que alcançaram seu auge no Barroco e no Rococó.

Atualmente, podemos encontrar estilos clássicos com elementos modernos e contemporâneos. Mas a ideia central grega continua firme: alcançar a beleza e a perfeição até mesmo nos pequenos detalhes.

Como implementar o estilo clássico na decoração

Agora que você já sabe a história que rodeia esse estilo, deve ter ficado ainda mais animado para colocá-lo em prática. Entender os conceitos principais da decoração clássica facilita muito esse processo.

Pensando nisso, nós elencamos esses conceitos para te ajudar a colocar logo a mão na massa e trazer o melhor da decoração clássica para o seu lar. Confira:

Materiais usados na decoração clássica

Os materiais usados nesse tipo de decoração são virtuosos e cheios de qualidades. Podemos destacar o uso do mármore nas construções, que aparece principalmente nas cozinhas e banheiros.

Outro material requisitado nas decorações clássicas é a madeira nobre. Sendo utilizada principalmente na mobília, que agrega muito valor ao ambiente com uma aparência robusta e a mesmo tempo requintada.

Aproveite bem o espaço disponível

O espaço deve ser bem utilizado pelo decorador. Podemos reparar que as construções clássicas sempre são muito imponentes e com detalhes bem trabalhados.

Aproveite partes como teto, rodapés e paredes para adicionar elementos clássicos da arquitetura grega. Coisas como forma e textura fazem toda a diferença. Também é possível fazer o uso de papéis de parede para realçar os elementos.

Confira a lista com cores predominantes nesse estilo que podem ser facilmente combinadas com os outros elementos da decoração e adicionam leveza e suavidade para o ambiente.

  • Vinho;
  • Preto;
  • Prateado;
  • Verde escuro;
  • Azul Marinho.

Elas pendem para os tons escuros, que garantem a sofisticação. Mas também é possível utilizar paletas em tons mais neutros e claros, como o branco e o bege. Faça testes e veja qual combina mais com os elementos que você quer utilizar.

A iluminação é sua aliada

A iluminação é um ponto importantíssimo em qualquer estilo de decoração. Mas no tema clássico ela ganha ainda mais destaque. Ela deve ser branda e combinar com a paleta escolhida.

 

Posicione a iluminação de maneira estratégica para dar ênfase nos outros elementos do cômodo. A presença de lustres e abajures vem dos castelos e palácios e pode ser incrementada sem medo no ambiente clássico.

Mobília e acessórios indispensáveis na decoração clássica

Alguns elementos desse tipo de decoração já podem ser considerados o “clássico do clássico”, como o já citado abajur. Podemos destacar outros componentes como velas e espelhos, que trazem um aspecto formal e sofisticado, sendo quase impossível não notá-los no ambiente.

Outra dica é usar a aparência intelectual e única presente na estante de livros, que pode ser adicionada em lugares com maior fluxo, como a sala de estar, para criar o aspecto equilibrado e clássico da cultura grega.

Outros elementos como pratarias, porcelanas e quadros podem ser facilmente adicionados na decoração. Use todas essas opções para desenvolver uma decoração com requinte e personalidade.

A mobília também tem seu aspecto único nesse estilo de decoração. Ela é imponente e cheia de detalhes, ideal para preencher o ambiente. Utilize móveis com aspectos antigos ou propositalmente envelhecidos. Você vai se surpreender com o resultado.

 

Por que utilizar a decoração clássica?

Já deu para perceber que a decoração clássica não é nem um pouquinho ultrapassada, muito pelo contrário. Suas características detalhadas e únicas garantiram a esse estilo de decoração um lugar nas culturas decorativas durante centenas de anos. E provavelmente vai continuar assim por muito tempo.

Por isso vale a pena investir nesse estilo. Continue acompanhando o blog da Webber para ter acesso a dicas que vão te ajudar a combinar os melhores elementos na sua decoração!

Confira nosso post sobre Porcelanato Esculpido e inspire-se para usar essas peças em sua decoração.

Deixe um comentário