Decoração Balinesa? Saiba o que é e como aplicar na sua casa

Estar em sintonia com a natureza se tornou muito importante para que possamos manter o equilíbrio emocional. Essa relação é notável em várias esferas da nossa vida que engloba, claro, a residência em que moramos. É devido a isso que a decoração balinesa tem se fortalecido cada vez mais, sendo a escolha de muitos ao redor do mundo inteirinho.

Mas você sabe, de fato, o que é o Bali Style e como colocá-lo em prática? Se seu desejo for ficar por dentro desse assunto e desvendar os aspectos por trás de decorações fantásticas, está no lugar certo! Hoje nós preparamos um guia completo sobre as artimanhas utilizadas em espaços que possuem essa temática.

Se você se interessou no estilo bali esse conteúdo é pra você! Confira na sequência:

Afinal, o que é decoração balinesa?

A decoração de bali – ou balinesa –, quando pensada em casas dispostas no meio urbano, se aproxima bastante da estética já conhecida do Urban Jungle. Ambos os visuais têm a preocupação de nos deixar ainda mais próximos da natureza, mas de maneiras distintas. A questão central do estilo balinês está na espiritualidade, harmonia e equilíbrio, ou seja, em nosso bem-estar.

Afinal de contas, o local que escolhemos para passar cada um dos nossos dias necessita nos fazer bem. A partir de estruturas rústicas, orgânicas e naturais, a decoração balinesa tem o poder de agregar calmaria até em períodos complicados. E toda essa tranquilidade está intrínseca aos detalhes em madeira, artesanato e linhas orientais utilizados na ornamentação.

Não é para menos, visto que a maioria dessas nuances estão ligadas diretamente à cultura da Ilha de Bali, na Indonésia. Portanto, a presença de adornos relacionados a crenças locais é bastante evidente. As características seguem o estilo que começou há décadas, em que materiais como ferro, cerâmica, fibras naturais e latão eram os únicos disponíveis para as construções.

Bacana pensar nisso, não é mesmo? Afinal, o que hoje é de fácil manuseio e aquisição para ornamentar ambientes, antes era a única matéria-prima acessível.

Quais são as principais características do estilo bali?

A decoração balinesa tem como foco a calmaria. A grande parte dos espaços que seguem esse estilo são amplos, abertos, arejados e construídos em madeira rústica ou bambu. Isso tudo é pensado para evidenciar o conceito naturalista por trás dos adereços e linhas orgânicas.

A iluminação é a chave para o sucesso neste tipo de decor e, por isso, janelas são sempre muito bem-vindas. Outro grande objetivo é conceber ambientes espirituosos, com esculturas Budistas, Hindus e artes que inspiram a relação entre a humanidade e a natureza.

Fonte: Decoração Balinesa via Decoração Oriental

Quer saber um pouquinho mais dos três pilares da decoração de Bali? Então confira:

1 – Sensação de calma e equilíbrio

Como já abordamos anteriormente, a sensação de calma e equilíbrio é um dos diferenciais deste tipo de composição. Artigos iconográficos e artes aconchegantes fazem parte do desejo em demonstrar tranquilidade. Elas são colocadas em locais estratégicos, sempre prezando por uma estética minimalista sem muita informação junta.

Fonte: Decoração Balinesa via Decoração Oriental

Porcelanatos rústicos e muita – muita mesmo! – folhagem é o conjunto perfeito. Espelhos também agregam visuais incríveis aos espaços, especialmente para promover a ilusão de locais maiores. Os banheiros, por exemplo, dispõem de banheiras em designs rústicos enquanto no quarto as camas possuem dosséis fluidos e encantadores.

2 – Estética orgânica e naturalista

O visual orgânico é realçado por meio da presença de aspectos da natureza dentro da casa. Existem pessoas que gostam de trazer árvores de tamanhos médios para fazer parte da residência, como um grande jardim de inverno. As linhas sinuosas também garantem uma identidade naturalista e serena ao ambiente.

Fonte: Via Bali Art Decoração, Móveis & Design

Áreas de lazer quase sempre contam com piscinas envoltas por decks de madeira e locais robustos para descanso. Plantas também são ótimas para adicionar aspectos orgânicos dentro e fora de casa, especialmente ao ar-livre. E não se esqueça de usar e abusar de vidros para criar uma iluminação natural esplêndida.

3 – Elementos históricos e espiritualistas

Mandalas, Budas e tantos outros símbolos de religiões são empregadas no estilo balinês. Eles trazem equilíbrio para o lugar, visto a necessidade de olhar para si e encontrar o ponto central entre o emocional e o físico. Quem gosta de meditar e praticar Yoga vai se apaixonar perdidamente pelos elementos utilizados, visto a possibilidade de trazerem foco à vida.

Fonte: Decoração de Bali via Westwing

E para que a decoração seja a mais fiel possível, escolher por adereços fabricados pelas mãos de artesãos é a melhor opção. Esse tipo de ornamento dispõe de singularidades que só são alcançáveis por meio de técnicas humanas. Então, invista em produtos com bases artesãs e acerte em cheio!

Como elaborar ambientes no estilo Bali?

Além de precisar ser um local amplo, cheio de energias positivas e iluminação natural, os ambientes no estilo Bali devem seguir algumas estéticas. A mobília utilizada, as cores escolhidas e tantos outros detalhes necessitam estar de acordo com a cultura que prioriza a calmaria.

Para elaborar contextos com decorações balinesas é necessário muita minuciosidade. Atenção aos mínimos detalhes é fundamental para não errar na medida e colocar informações demais em locais que deveriam passar tranquilidade. E, por fim, acertar nas cores é um passo importantíssimo para o sucesso na ornamentação.

Quais são os materiais e móveis utilizados no Bali Style?

Os móveis utilizados nesse tipo de decoração possuem acabamentos naturais. As mesas, por exemplo, nem sempre são finalizadas com linhas retas e podem ter até aspectos envelhecidos. Outro ponto importante que não deve ser esquecido, é o visual confortável que eles devem demonstrar aos moradores.

Quais são as principais cores presentes no estilo bali?

Não há uma regra, mas a maioria dos adeptos ao estilo balinês prefere os tons mais quentes. Amarelo, laranja e vermelho atraem olhares de quem se identifica com estéticas naturais e prezam por combinações entre tonalidades certeiras.

O dourado também é uma cor bastante utilizada, pois manifesta sofisticação e requinte. Mas se você não é fã das cores que citamos, não tem problema! Apostar em tons neutros para compor o ambiente, como o branco, nude e bege, é sempre certeiro e combina muito bem com a proposta Bali. O dourado também é uma cor bastante utilizada, pois manifesta sofisticação e requinte.

Fonte: Estilo Oriental Via Revista Casa e Jardim

E então, deu tempo de se apaixonar pelo estilo Balinês? Esperamos que sim, porque nós adoramos os detalhes que fazem parte dessa decoração. Se você é uma pessoa que busca o equilíbrio e deseja calmaria mesmo em perímetros urbanos, sua hora é agora!

Aproveite as nossas dicas para colocar em prática o estilo em sua casa. Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e troquem ideias de como ambientar o lugar. Temos certeza que eles vão adorar fazer parte das escolhas que vão deixar sua vida mais leve.

Por hoje é só, até o próximo post!

Avalie esse post

Rita Baratieri é especialista em reformas, tendências decorativas e tudo o que envolve Casa e Decoração. Conheça a autora do blog Webber Acabamentos.

Deixe um comentário