Veja como transformar seu ambiente com o Urban Jungle!

Ter um lar aconchegante e receptivo é o sonho de qualquer família, não é mesmo? Em toda obra, seja uma reforma ou um projeto que está iniciando do zero, os detalhes são muito importantes para alcançar o objetivo final. A decoração também é um fator de peso nessa conversa, e o Urban Jungle é uma tendência decorativa que pode ajudar a deixar sua casa com esse aspecto de conforto e familiaridade.

Se você está curioso para entender como o Urban Jungle funciona e descobrir como aplicar essa decoração de “selva urbana” em sua casa, aproveite, pois separamos algumas dicas essenciais para que você consiga começar a estruturar uma casa toda decorada com muito verde e vida!

Continue a leitura e se inspire a deixar o ambiente mais moderno. Vamos lá?

Entenda o que é Urban Jungle

Chamamos de Urban Jungle um estilo de decoração que se tornou tendência há algum tempo. Ele consiste em incorporar elementos da natureza dentro das casas, tornando o espaço muito mais leve, ventilado e bonito.

Uma das principais características dessa decoração é a possibilidade de unir diversos tipos e tamanhos de plantas, com folhas diferenciadas, vasos bonitos e aliar toda essa estrutura com o design do interior da residência. Muito legal, não é mesmo?

Como surgiu a tendência da “selva urbana”?

Mesmo sendo um estilo super bonito, o Urban Jungle não nasceu de um apelo simplesmente decorativo. Sua estética é realmente singular, mas seus conceitos vão muito além disso. Eles expressam a necessidade de conexão entre o homem e a natureza!

Os grandes espaços urbanos estão se tornando cada vez mais distantes do meio ambiente e, mesmo que isso seja inevitável, o ser humano ainda sente a necessidade de ter contato com o que é natural.

Novas tecnologias nos deram acesso à praticidade na construção civil, facilitaram a implementação de ideias de designs diferenciados para casas e prédios, ofereceram maior mobilidade urbana e tudo isso é muito importante, é essencial.

Porém, há algum tempo a preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais real e presente em nosso dia a dia. A sustentabilidade se tornou uma pauta necessária e bastante fomentada em gerações mais novas.

Nesse contexto, o Urban Jungle aparece como uma forma de reconexão. Ele funciona como uma ponte para trazer a natureza de volta para a vida cotidiana, para enxergar a casa de um jeito diferente, para abrigar o mundo – com toda a sua vida – sob nosso teto.

Quando usar esse conceito em sua decoração?

Para pensar na aplicação do Urban Jungle precisamos dar um passo atrás e considerar toda a construção do espaço. Afinal, além da utilização do verde como o foco da decoração, existem outros elementos que devem ser considerados.

De forma geral, materiais de origem natural costumam ser bastante utilizados para complementar os espaços. A palha, argila e a madeira estão sempre presentes em um canto ou outro, fortalecendo ainda mais a sensação de estar ao ar livre.

Considere o espaço como um todo, por exemplo: é possível usar as paredes para pendurar quadros que concordem com a temática? Será necessário trocar a cor das paredes? Os móveis estão de acordo com a ideia?

Com tudo isso em mente fica muito mais fácil entender a versatilidade do estilo, afinal, respeitando algumas regras básicas é possível fazer quase tudo dentro de casa e inovar com muita sofisticação.

Vejamos agora algumas diretrizes para a implantar o Urban Jungle do zero!

    • Gostar de plantas

      Esse ponto parece óbvio demais, não é mesmo? No entanto, ele se faz necessário, já que muita gente acaba se envolvendo com o estilo, gostando da ideia, adorando o visual, mas se esquece que sua “floresta pessoal” vai precisar de cuidados diários.

      Afinal, as plantas precisam ser cuidadas, e a saúde delas é importante. Para isso, será preciso estudar sobre as necessidades das plantas, entender as peculiaridades que cada uma possui e estabelecer uma rotina de cuidados diários, que incluem o processo de regar e colocar no sol, por exemplo.

    • Pensar nos móveis e objetos de decoração com antecedência

      Quem está iniciando a decoração do zero provavelmente terá mais facilidade nesse ponto. Afinal, ao começar um projeto, podemos pensar em cada detalhe com clareza, entendendo como encaixar nossas ideias.

      Aproveite esse início para escolher móveis e objetos decorativos que ajudem a construir a temática. Opte por peças artesanais, móveis rústicos e iluminação natural. Só de imaginar já dá para ter ideia de como esse espaço vai ficar incrível, não é?

      Agora, se você está pensando em reformar, a tarefa pode ser um pouco mais complicada. Afinal, a mobília antiga pode ser reutilizada? O estilo de decoração em vigor interfere de alguma forma em seus planos? De qualquer forma, planejando direitinho, tudo tende a dar certo!

    • Aproveitar todos os espaços

      Urban Jungle não é algo desorganizado. Mesmo que as plantas e folhagens sejam flexíveis no aspecto de locomoção, para que tudo corra bem, a decoração precisa seguir uma ordem de ajuntamento e organização.

      Os vasos suspensos, por exemplo, precisam ser escolhidos com cuidado para não gotejar pela casa. As paredes podem ser aproveitadas para distribuir as plantas em prateleiras suspensas, com bastante precisão para alcançar um resultado harmônico.

      Além disso, os espaços abertos da casa não devem ser esquecidos. Use as áreas comuns de circulação, sacadas, jardins de inverno e até aquele espacinho nos fundos! O ideal é adaptar o tamanho do espaço ao tamanho das plantas. Nada de colocar folhagens grandes em ambientes pequenos, já que isso pode impedir o desenvolvimento das folhas.

Urban Jungle na prática: veja como aplicar!

Agora que você já conhece os principais pilares do Urban Jungle, é hora de colocar a mão na massa! Veja algumas das estratégias práticas que você pode aplicar para criar sua “floresta urbana” sem dores de cabeça:

Dê preferência para plantas que gostam de sombra

O sol é um fator essencial para muitos tipos de plantas, no entanto, quando o assunto é criá-las dentro de casa, nem sempre a luz solar está presente. Para evitar possíveis problemas, dê preferência para plantas como os cactos, marantas, samambaias e peperômias.

Isso não significa que você não pode ter outros tipos de plantas. Na verdade, tudo o que você precisa fazer é colocar as plantas certas nos lugares certos, garantindo que elas recebam a quantidade de iluminação e ventilação necessárias.

urban jungle banheiro - Blog Webber Acabamentos

Faça um jardim vertical

Além de lindos, os jardins verticais promovem a otimização de todo o cômodo. Eles podem ser criados de diferentes formas, e os materiais sustentáveis são os mais indicados aqui, também. Além disso, você ainda pode optar por um sistema de irrigação conjunto.

Em ambientes pequenos essa costuma ser a melhor técnica para aplicar o Urban Jungle. Nesse caso, os cuidados giram em torno da localização e estruturação do jardim. Ele precisa ser bastante seguro, estar em um lugar que tenha uma boa iluminação, ser bem ventilado e, de preferência, ter algum destaque na decoração.

[masterslider id=”9″]

 

 

Escolha cada planta de acordo com sua expectativa

Esse é o principal fator para assegurar o bem-estar de todos que vivem na casa. Vamos explicá-lo melhor: folhagens são as plantas mais indicadas por serem bem verdes e representarem bem a proposta.

No entanto, você também pode colocar um pouco de cor adicionando flores ao jardim. Mas, lembre-se que flores atraem mais insetos, além de muitas vezes serem menos resistentes. Por isso, o mais indicado é que elas apareçam em espaços bem pontuais, funcionando como o foco de algum ambiente.

urban jungle area gourmet - Blog Webber Acabamentos

E então, gostou do post? Que tal começar a tirar os planos do papel e criar um lindo Urban Jungle em sua casa?

Para continuar acompanhando conteúdos sobre decoração, acabamentos e outros pontos importantes para sua obra, fique sempre de olho no blog da Webber. Por aqui, estamos sempre trazendo novidades e informações da área!

Deixe um comentário