Conheça 8 soluções inteligentes para otimizar o espaço da sua cozinha!

Provavelmente você já tenha ouvido falar que a cozinha é o coração de uma residência, certo? E é por isso que esse espaço precisa ser otimizado de forma sábia e funcional, fazendo com que o ambiente seja integralmente utilizado na preparação de alimentos saborosíssimos para você, amigos e família.

Mas não se engane! Não é porque esse cômodo é extremamente importante que deve ser um dos maiores da casa. Muitas vezes, as cozinhas ocupam um pequeno espacinho residencial, principalmente em prédios e edifícios menores. É uma sensação diferente de decorar cozinhas externas, já que elas dispõem de grandes dimensões.

E é exatamente em locais como esses que precisamos utilizar toda a nossa capacidade de otimização de espaços ao conceber soluções inteligentes para as cozinhas pequenas. Que tal saber mais sobre o assunto e conhecer 8 opções super funcionais que irão deixar sua casa organizada e bonita?

É só continuar a leitura que as respostas e inspirações vão ser encontradas abaixo. Confira!

Ideias de cozinhas pequenas: veja 8 opções e inspire-se com muita versatilidade!

Até mínimos detalhes, como os revestimentos para cozinhas pequenas, precisam ser levados em consideração no momento de conceber um projeto inteligente. Inclusive, o acabamento é uma das partes mais relevantes para deixar seu ambiente sofisticado e funcional.

Logo, tenha atenção no momento de escolher os móveis, eletrodomésticos, utensílios, pisos e todas as inúmeras nuances que vão integrar o seu espaço. Não esqueça que é ali que você vai passar dias maravilhosos com pessoas queridas e também na sua própria companhia.

Veja algumas dicas e ideias de cozinhas pequenas para serem reproduzidas em sua casa:

1 – Use e abuse das prateleiras ou nichos

Ótimo para organização, as prateleiras e nichos abrigam uma grande quantidade de instrumentos culinários. Isso promove um bom aproveitamento do ambiente, sem que haja a necessidade de instalar armários que acabam ocupando uma boa parte do espaço.

Sem contar que essa alternativa oferece várias possibilidades de design diferenciados, isto é, você pode deixar os nichos enfileirados ordenadamente, mas também consegue criar outros estilos, como um instalado em cima e outro em baixo.

Sabe do melhor: a escolha é totalmente sua!

2 – Combine cores e revestimentos que possibilitam a ampliação do ambiente

Uma dica preciosa no momento de escolher revestimentos é optar por alternativas maiores. Por exemplo, porcelanatos com medidas mais extensas agregam uma amplitude impressionante à sua pequena cozinha. E, no caso, é o que estamos procurando fazer.

A escolha das cores também influencia diretamente na ilusão de grandiosidade. As opções mais claras são as mais recomendadas para esse tipo de construção ou reforma, afinal o local terá mais claridade. Contudo, é possível mesclar tonalidades, não se preocupe!

3 – A ideia de eletrodomésticos embutidos é super inovadora e versátil

Os eletrodomésticos embutidos são voltados para quem deseja otimizar e dar um toque de modernidade à cozinha. Eles não ocupam espaço e contam com aspectos arrojados, perfeitos para pessoas que preferem um estilo mais contemporâneo.

Normalmente, cozinhas planejadas tendem a dispor com mais facilidade de exemplos como esses e, por isso, é uma alternativa viável.

4 – Prefira a compacta cozinha americana

Com certeza você já viu em algum lugar esse tipo de cômodo. As cozinhas americanas são compactas e versáteis, uma vez que integram o ambiente, em especial a sala e a cozinha. Nesse tipo de projeto é necessário haver uma pequena bancada que separa os dois locais, que é utilizado como superfície de manusear alimentos ou para realizar refeições.

Se os móveis, revestimentos, cores e acessórios forem escolhidos de maneira correta, torna-se um ambiente charmoso e super confortável.

5 – Combine as tonalidades dos móveis com os revestimentos escolhidos

Essa dica não serve somente para tornar o ambiente maior, afinal de contas é uma boa aposta para conceber um local harmônico e uniforme.

Você pode optar por alternar as colorações, como na escolha de móveis brancos com paredes e pisos mais escuros, ou também deixar tudo no mesmo tom. Entretanto, indicamos mudar uma coloração ou outra para promover perspectiva ao local.

Ah, não se esqueça de associar as cores das torneiras, barras de apoio e outros utensílios culinários com a composição do ambiente, viu? Tudo deve ser muito bem pensado para transmitir a sensação de comodidade e equilíbrio visual.

6 – Espelho, espelho e muito espelho!

Os espelhos são perfeitos para cozinhas com tamanhos reduzidos. Eles criam traços de profundidade que nenhum outro material é capaz de produzir.

É possível instalá-los nos próprios móveis ou em locais estratégicos do cômodo em questão. O mais inteligente é verificar em qual lugar a perspectiva será melhor trabalhada a partir da aplicação desses itens. Outra possibilidade é optar pelos famosos móveis espelhados – mas somente se fazer o seu estilo!

Mas vale uma ressalva aqui! Por mais lindos que os espelhos sejam, utilizá-los em uma cozinha pode demandar um cuidado extra com a limpeza. Esses objetos sujam com mais facilidade e, por isso, necessitam de um cuidado especial na hora da higienização.

7 – A cozinha pequena precisa de uma bancada mais intimista

Uma cozinha pequena com bancada é capaz de transformar as atmosferas mais simples em climas totalmente sofisticados e refinados. Se a escolha for a de uma pedra imponente, então… Ninguém segura a beleza e o requinte dessa cozinha!

Mármore, granito, silestone, porcelanato e nanoglass são algumas das opções de pedras que acrescentam firmeza e primazia ao espaço.

8 – Invista em projetos de iluminação certeiros

Quando um projeto luminotécnico sai do papel para ganhar forma é só alegria. As luzes modificam o ambiente como nenhum outro material é capaz de fazer.

Então invista em opções que estão de acordo com o estilo escolhido para ser utilizado em sua cozinha. Se for industrial, o ideal é usar pendentes e spots, mas se a decoração for clássica os lustres pequenos podem ser uma boa opção.

Lembre-se que as luzes naturais também agregam ao ambiente e potencializam a ornamentação. Portanto, se for possível, adote-as em sua cozinha.

Conseguiu ter alguns insights para deixar sua cozinha pequena ainda mais atraente? Esperamos que sim! Não deixe de compartilhar o conteúdo com os amigos pelas redes sociais, vocês podem trocar informações valiosas e inovadoras.

Por hoje é só, até o próximo post!

1/5 - (1 vote)

Rita Baratieri é especialista em reformas, tendências decorativas e tudo o que envolve Casa e Decoração. Conheça a autora do blog Webber Acabamentos.

Deixe um comentário