5 tipos de torneiras mais usados em casas e empresas

Se você se preocupa em conhecer os tipos de torneiras antes de adquiri-las, parabéns, pois as chances de que o seu projeto seja bem sucedido são ainda maiores. Tudo isso porque as características desse produto fazem toda a diferença dependendo do cômodo e da necessidade do usuário.

Um exemplo disso são as torneiras de mesa, muito indicadas para banheiros e cozinhas, diferentemente das torneiras misturadoras, que são comumente utilizadas nos banheiros. Para saber mais sobre os modelos mais usados em casas e empresas, continue a leitura e aproveite!

1 – Torneira de mesa

Sendo um modelo muito usado em projetos residenciais e comerciais, a torneira de mesa, como o próprio nome já diz, é instalada na própria pia ou cuba, assim, oferece mais praticidade tanto para quem instala quanto para o dono do ambiente, pois evita o quebra-quebra na parede.

Outro aspecto positivo da torneira de mesa é que hoje em dia existem modelos específicos para cada ambiente, como torneiras com filtro para cozinha ou com monocomando para aumentar e diminuir o fluxo da água, comumente usada nos banheiros rústicos. Assim, é possível aliar o design do produto com a funcionalidade que você deseja.

Esboço de casa em 3d visão frontal Monocomando de mesa na cozinha

Esboço de casa em 3d visão frontal Monocomando de mesa na cozinha

2 – Torneira multitemperatura

Esse modelo de torneira, principalmente do tipo misturador, é muito utilizado em cozinhas, pois contam com dispositivos que pré-estabelecem a temperatura da água, assim, facilitam a ação de lavar louça nos dias frios. Além disso, também otimizam a higienização de panelas, pois a água quente e produtos de limpeza agilizam a retirada de gordura.

Em relação ao visual, hoje é possível encontrar opções desenvolvidas com detalhes minimalistas, dando um toque ainda mais especial no ambiente sem abrir mão da funcionalidade. Por isso, se a sua cozinha tem o estilo contemporâneo e sofisticado, terá mais oportunidades para deixar o espaço ainda mais bonito.

Esboço de casa em 3d visão frontal Torneira multitemperatura banheiro

3 – Torneira tanque com adaptador

A torneira tanque é versátil, prática e possui um visual simples, combinando muito bem com ambientes internos e externos. Sendo muito funcional, esse tipo de produto possui dois conectores, sendo um para o uso em geral e o outro para a mangueira da máquina de lavar, garantindo mais praticidade para suas tarefas diárias.

Outra especificação desse modelo é que geralmente contém capelani plástico de 1/2 e sistema de acionamento com 1/4 de volta com pastilhas cerâmicas. Para proporcionar mais segurança para o usuário, a maioria dessas torneiras é confeccionada em liga de cobre e de zinco.

Esboço de casa em 3d visão frontal lavandeiria

4 – Torneira para jardim

A torneira para jardim entra nesta lista como um dos tipos mais simples, mas que ganha pontos nos quesitos praticidade, beleza e economia, pois possuem valores mais em conta. Esse produto geralmente é indicado para ser instalado na parede, assim, pode ser inserido em diferentes alturas, dependendo da sua necessidade.

Alguns modelos com pressão de funcionamento de 2 a 40 M.C.A., tornam essa torneira excelente para ambientes externos como jardins, área de churrasco, entre outras, pois facilita tanto o encaixe na mangueira quanto no processo de higienização, tendo em vista que o fluxo d’água é forte.

Esboço de casa em 3d visão frontal área externa

5 – Torneira com filtro

A torneira com filtro é muito procurada hoje em dia pela sua característica 2 em 1, afinal, em um mesmo produto há a possibilidade de saída de água para lavar a louça e também para beber água filtrada. Como é prática e funcional, ganha pontos no quesito custo-benefício, pois o usuário não precisa investir em um filtro d’água individual.

Para proporcionar mais autonomia a quem busca por uma torneira com filtro, as grandes marcas já desenvolveram várias opções com estilos diferenciados, contendo detalhes requintados para combinar com as cozinhas planejadas até as mais simples de ambientes empresariais.

Esboço de casa em 3d visão frontal cozinha

Quais são as diferenças entre misturador e monocomando?

 

Ao conferir as especificações de uma torneira, você pode notar que algumas delas contam com a denominação “misturador” e “monocomando”, o que acaba gerando dúvidas. Por isso, é importante conhecer suas diferenças para que o seu investimento não seja feito em vão.

O misturador é um tipo de torneira que possui dois registros, cada um deles leva uma temperatura, sendo uma quente e uma fria, assim, o usuário precisa ajustar a abertura até chegar na opção desejada. Para instalar uma torneira com essa característica é necessário ter, pelo menos, 2 furos na bancada.

Esboço de casa em 3d visão frontal Torneira misturador de mesa

Já o monocomando é um tipo de torneira que possui um registro capaz de regular a pressão ou temperatura, dependendo do modelo. A instalação desse produto é mais prática, pois é preciso ter somente 1 furo na bancada!

Torneira misturador de mesa Torneira Monocomando

Ah, vale lembrar que é importantíssimo checar sempre a pressão da água da sua casa antes de escolher as suas torneiras, misturadores e monocomandos, pois o MCA é um fator determinante para o bom funcionamento delas!

Por fim, neste post você teve a oportunidade de conhecer os 5 principais tipos de torneiras e ainda conferir as divergências entre misturador e monocomando. Agora, está totalmente preparado para escolher aquelas que mais se adequam às suas necessidades e se livrar de futuros prejuízos.

Continue acompanhando a Webber Acabamentos aqui no blog para conferir novos conteúdos sobre produtos, dicas de decoração, acabamentos e muito mais. Além disso, siga-nos nas redes sociais que estão localizadas logo abaixo deste conteúdo. Nos vemos por lá!

Deixe um comentário