A decoração Bali é conhecida pelo artesanato em madeira, bambu, cerâmica, entre outros materiais naturais. De extremo requinte, essa tendência está sendo explorada por diversos países. Com uma paleta de cores exuberante, o estilo balinês é uma oportunidade de renovar o ambiente com muito estilo!
Então, se deseja colocar em prática essa tendência e transformar espaços de maneira simples, o post de hoje é para você! Para te ajudar a tornar essa tarefa mais fácil ainda, preparei uma lista de passos super acessíveis que vão te orientar a incorporar a decoração balinesa.
Veja:
Decoração de bali: 4 passos para aderir no seu espaço!
Luz natural, espaço abertos e arejados são os principais parâmetros em casas balinesas, já que uma das principais características dessa tendência, é justamente o apreço pela essência da beleza natural. Os objetos decorativos que compõe o estilo também marcam presença e podem ajudar a fortalecer esse conceito.
Espelho com moldura natural, pedras, folhagens e artesanatos são alguns dos itens decorativos que podem ajudar a trazer mais personalidade para no estilo. Mas como fazer isso sem carregar o ambiente? Vem que a gente te explica na sequência:
1 – Incorpore cores fortes em uma parede central
O estilo bali é marcado pela adoção de cores como marsala, verde bandeira, amarelo ouro e mostarda, terracota, dentre outras. O que todas essas cores tem em comum? São fortes e marcar bastante o ambiente. E, para não pesar a mão, é sempre importante escolher a combinação com parcimônia.
Como assim? Principalmente em ambientes pequenos, vale a pena escolher apenas uma parede do espaço e pintá-la. Assim é possível criar contraste e garantir mais equilíbrio. Para complementar o estilo, você pode inclui um espelho redondo com pedrarias na parte central. Fica lindo!
2 – Que tal prateleiras com plantas aéreas?
Um outro ponto forte na decoração balinesa são as plantas! Lembra quando eu disse que esse estilo preza pelo natural? Pois é, uma ótima forma de fortalecer o conceito é inclui jiboias, eras, samambaias e outras plantas aéreas para agregar valor e deixar o espaço mais leve.
Uma ótima ideia é incluir prateleiras altas e posicioná-las para cair com liberdade. Por exemplo, você pode revitalizar o banheiro do seu espaço com azulejos étnicos e incluir a ideia acima da cuba. Ah, mas é muito importante que as plantinhas escolhidas sejam próprias para ambientes úmidos, viu?
3 – Móveis antigos também podem agregar
O estilo bali é conhecido também pela simplicidade, sabia? Então, quando pensamos em móveis, vale a pena levar isso em consideração também. Armários, cadeiras e estantes em madeira são ótimos exemplos que dão muito certo nessa composição decorativa.
E olha só, isso pode inclusive baratear a decoração do ambiente, viu? Normalmente, esse estilo de móveis pode ser encontrado em lojas de usados ou antiquários, o que dá um respiro no bolso e dá abertura para investir em itens decorativos – afinal, vai sobrar uma graninha, não é mesmo?
4 – Invista itens decorativos artesanais
E por falar em baratear a decoração, o estilo bali também valoriza itens decorativos artesanais. Sabe o que é o melhor nisso? Você mesma pode elaborá-los e imprimir ainda mais sua personalidade ao espaço. Bordados em bastidor, tricô, conchas, pedras naturais, madeira rústica e outros elementos são ótimos para isso.
Algo que está muito em alta na decoração balinesa são os macramês, a famosa cortininha de linha de algodão, sabe? Tem um corredor na sua casa e não sabe como decorá-lo? Que tal aprender a técnica e aplicá-la em um pedaço forte de galho seco? Depois é só pendurar ao final do corredor Fica muito bonito!
Quais as características do estilo bali?
O estilo Bali é baseado em matéria-prima vindos da natureza, utilizada para desenvolver móveis e objetos decorativos de maneira original pelas mãos de artesão. A decoração peculiar, influenciada pelo estilo oriental, pode agregar beleza e personalidade a qualquer ambiente, ideal para quem gosta e admira:
- Conexão espiritual;
- Contexto histórico;
- Referências que remetem à origem étnica;
- Estilo autentico;
- Artesanato com matéria-prima natural sustentável;
- Simplicidade e complexidade do trabalho manual.
Qual a conclusão que é possível chegar com essas características? Bem, o estilo bali é perfeito para que gosta de se reconectar, aproveitar o espaço com tranquilidade e repor as energias depois de um dia corrido. E quem não quer isso? Então o conceito bali é perfeito para você!
Agora que você já sabe como é simples fazer uma decoração Bali, aproveite nossas dicas e agregue o estilo oriental na sua casa. Ah, e não esqueça de compartilhar com os amigos essas preciosas dicas.
Nos vemos no próximo post 😉
Rita Baratieri é especialista em reformas, tendências decorativas e tudo o que envolve Casa e Decoração. Conheça a autora do blog Webber Acabamentos.
2 comentários em “4 Passos Fáceis Para Fazer Decoração Estilo Bali!”
maravilhoso. Parabéns pelo conteudo.
Bom dia Janete, tudo bem?
Ahhh que bom que você gostou! Faço os conteúdos pra vocês com muito carinho ❤️.
Se você se inspirar e fizer algum cantinho estilo bali na sua casa manda foto pra gente!